‘Ninguém’ lidera intenção de voto de eleitor de Lula, indica pesquisa

Levantamento feito pela FSB Pesquisa, contratado pelo banco BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (27), aponta que 25% dos eleitores de Lula não votariam em ninguém se o petista não puder se candidatar. Outros 17% afirmaram que votariam em Marina Silva (Rede) e 12 % em Haddad. Jair Bolsonaro (PSL), Ciro Gomes e Alckmin aparecem empatados com 9%.

No mesmo cenário de eleitores de Lula, 8% anulariam os votos e outros 5% não sabem e 3% não responderam. Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) pontuam com 1%.

Analisando separadamente o apoio de Lula a Fernando Haddad, os eleitores do ex-presidente disseram que “votariam com certeza” (18%), “poderiam votar” (13%) e “não votariam de jeito nenhum” (64%) no ex-prefeito de São Paulo. Outros 5% não souberam ou não responderam.

Quando o presidente Lula é cotado para retornar ao cargo de presidente, ele aparece com 35% das intenções de voto. Neste cenário, Jair Bolsonaro (PSL) pontua 22%, quase metade das intenções do petista. Marina Silva (Rede) se mantém logo atrás do militar e pontua 9%, seguida por Geraldo Alckmin (6%) e Ciro Gomes (5%).

Em cenário com Haddad no lugar de Lula, Jair Bolsonaro tem 24% das intenções de voto. Em 2º lugar, vem Marina Silva, com 15%, seguida por Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%, e Ciro Gomes, com 8%. Fernando Haddad recebe apenas 5% das intenções, seguido por João Amoedo (Novo), com 4%, e Alvaro Dias (Podemos) com 3%.

O Instituto FSB Pesquisa entrevistou, por telefone, dois mil eleitores com idade a partir de 16 anos, nos 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro no total da amostra é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas por entrevistadores por meio de telefones fixos e móveis, no sábado (25) e domingo (26). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-06062/2018.

 

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo