Nilo diz que conseguiu homologar 11 mil assinaturas para PL

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, informou ontem que conseguiu certificar 11 assinaturas de simpatizantes no estado à recriação do Partido Liberal (PL). O chefe do Legislativo baiano, que ainda permanece no PDT, já anunciou a saída do partido, após cinco anos filiado.O político, junto com os ex-deputados federais Clóvis Ferraz (PSD) e Edson Pimenta (PSD), sob a supervisão do senador Otto Alencar (PSD), estão à frente da refundação da legenda, que deixou de existir em 2006 após fusão com o Partido de Reedificação da Ordem Nacional (Prona). PL e Prona foram transformados no Partido da República (PR).

“Estou em Brasília em reunião com membros do PL. Vamos continuar tentando”, disse Nilo à Tribuna. Na Bahia, a expectativa era homologar 65 mil assinaturas, problema que Marcelo Nilo atribui à greve do Judiciário federal. Há duas semanas, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) anunciou que os serviços nos cartórios eleitorais e nos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SAC) estariam limitados a casos considerados urgentes, como certidões de quitação eleitoral e restabelecimento de direitos políticos. Os servidores estão paralisados desde o dia 16 de junho e reivindicam reajuste salarial.

De acordo com Nilo, apenas seis estados estão com os cartórios suspensos, o que não deve prejudicar a validação de assinaturas nacionalmente.Para registro de novo partido são necessárias 484 mil assinaturas de eleitores brasileiros. O PL, capitaneado pelo presidente nacional do PSD e atual ministro das Cidades, Gilberto Kassab, já protocolou pedido de registro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O novo partido já informou ter obtido quase 200 mil assinaturas em todo o país.

Fonte: Tribuna da Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo