Natal de 2014 foi o pior em vendas nos últimos oito anos, revela Alshop

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) avalia que o Natal de 2014 foi o pior em vendas nos últimos oito anos, segundo afirmou na manhã desta sexta-feira, 26, o presidente da entidade, Nabil Sahyoun. As vendas cresceram 3% em termos reais na comparação com o Natal de 2013, segundo a entidade, enquanto a expectativa era de 4,5%.

No acumulado de 2014, as vendas também ficaram abaixo do que a entidade esperava. A Alshop estimava crescimento nominal de cerca de 10% este ano e o resultado foi de 8% de alta nominal. Na avaliação do executivo, o próximo ano também deve ser de crescimento baixo.

Em termos reais, a alta de vendas em 2014 foi de 1,5% e a expectativa da Alshop é de que este mesmo porcentual se mantenha em 2015.

Para Sahyoun, no próximo ano, assim como em 2015, o crescimento deve se dar por conta sobretudo da inauguração de lojas novas, principalmente em shoppings que hoje tem ocupação baixa e estão diminuindo as cobranças de lojistas para reduzir a vacância.

A Alshop afirma que hoje shoppings mais jovens estão cobrando de lojistas um porcentual fixo de 10% de seu faturamento em vez de cobrarem diferentes tarifas de aluguel e condomínio. Essa prática é vista de forma positiva por varejistas, uma vez que em momentos de vendas fracas, os custos deles também cairiam.

Fonte: Estadão

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje