Municípios baianos demonstram interesse em participar do Mais Médicos

MAIS MEDICOS 1
Durante ato de mobilização realizado pelo Ministério da Saúde e o governo estadual nesta sexta-feira (19), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo, em Salvador, cerca de 100 municípios baianos já manifestaram interesse em participar do Mais Médicos. Além das inscrições, os prefeitos puderam tirar dúvidas sobre o programa.
No evento, o governador Jaques Wagner defendeu a participação de todos os municípios no programa e destacou que a ação deve diminuir o déficit de médicos no interior do estado, que hoje tem, em média, 0,7 médicos por 1.000 habitantes. “Para a gente ter uma ideia, a Argentina tem 3,5 médicos para mil habitantes, Portugal tem quatro e nós, se tirarmos as cidades grandes, temos um índice abaixo de 1/1.000. Por isso, o governo federal resolveu agir e esperamos melhorar o atendimento da saúde básica da população”.
Uma das ações do programa, lançado recentemente pela presidente Dilma Rousseff, é a convocação de médicos para atuação na atenção básica da rede pública de saúde, principalmente nos municípios do interior e em periferias de grandes cidades, onde há escassez desses profissionais.
Os médicos receberão uma bolsa federal de R$ 10 mil e terão acompanhamento de supervisão de instituições públicas de ensino. O programa tem duração de três anos. Para aderir, os municípios devem fazer a inscrição no site do Mais Médicos até o dia 25 deste mês.
Confira a relação dos municípios baianos identificados como prioritários pelo Ministério da Saúde.
MAIS MEDICOS 2
Fonte: Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia – Fotos: Carol Garcia/GOVBA

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje