Mobilidade Urbana é tema do 7º workshop do Plano Estratégico Alagoinhas 2030
O 7º workshop do Programa Alagoinhas 2030 – “Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano a Longo Prazo”, lançado em 18 de julho de 2013, tendo como proposta planejar o crescimento da cidade para as próximas décadas, acontece nesta quarta-feira, 12, às 18 horas, na Faculdade Santíssimo Sacramento, e tratará da mobilidade urbana.
Como aconteceu nas versões anteriores, o encontro terá um caráter de oficina, com discussão aberta sobre o tema que será apresentado pela secretária Sônia Fontes, da Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN).
De acordo com a secretária, a mobilidade urbana é um assunto essencial para ser discutido por toda a população para que sejam traçados os projetos para o plano 2030. Acrescentou que a Prefeitura já vem realizando obras para melhorar a mobilidade, como a requalificação urbana, com a recuperação de 118 ruas, o Binário Central, passagem de nível e rotatórias. E já está assegurada a abertura de cinco novas avenidas, devido ao empréstimo da CAF – banco venezuelano; e projetos elaborados como o da estação de transbordo e do terminal coletivo.
“Mobilidade urbana é uma questão da acessibilidade e circulação de tráfego e das pessoas. A cidade cresce e a população precisa circular com mais dignidade, inclusive visando àquelas com necessidades especiais”, exemplificou a secretária.
Os workshops – O primeiro workshop do Programa Alagoinhas 2030 aconteceu em agosto de 2013, na Câmara de Vereadores, tendo como palestrante o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Luiz Baqueiro. O arquiteto apresentou os conceitos de planejamento urbano, baseados no bem-estar da população.
O segundo, no dia 05 de setembro, com o arquiteto, urbanista e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Paulo Rocha discutiu a necessidade do “planejamento da cidade para outras áreas”.
O terceiro workshop aconteceu no Salão Verde da Prefeitura, também em setembro, com o tema Morfologia Urbana, ministrado também pelo arquiteto urbanista da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Paulo Rocha.
O 4º teve palestra do arquiteto, historiador e membro da Academia Baiana de Letras da Bahia Francisco Senna. O 5º Workshop foi com o titular em Recursos Hídricos e Geologia Ambiental da Universidade de São Paulo (USP) Uriel Duarte que apresentou a palestra “Água: patrimônio ambiental”.
O último (6º) Workshop do Alagoinhas 2030 teve a arquiteta e urbanista Márcia Trocoli como palestrante e trouxe um retrospecto desde a década de 70, até os anos atuais, sobre as mudanças e legislações.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação