Ministro dos Transportes e Governador assinaram ordem de serviço para a duplicação da BR-101

“Uma obra que vai beneficiar toda a Região Nordeste. Municípios importantes, como Feira de Santana e Alagoinhas, terão uma BR duplicada até a divisa com o Estado de Sergipe”. Garantiu o ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos que, junto ao governador Jaques Wagner assinaram a ordem de serviço para a duplicação da BR-101, esta manhã, em Feira de Santana. A cerimônia contou com a presença do prefeito Paulo Cezar e diversas autoridades.

Serão 169,2 km de duplicação, com investimentos de cerca de R$ 1 bilhão e que deverão ser concluídos em três anos. As obras deverão começar em meados de dezembro, já com as empresas executoras licitadas. A duplicação foi divida em quatro lotes e o trecho que a cidade de Alagoinhas está inserida estão alocados nos lotes 3 e 4. Esse percurso será realizado pelo consórcio de empresas Torc Terraplanagem, Via Engenharia e a Enecom.


Além da duplicação, o projeto apresentado pela Prefeitura de Alagoinhas da passagem de nível ligando a Avenida Ayrton Senna para a estrada de Araçás também será executado. Está inserida na passagem de nível a construção de três passarelas.

O prefeito Paulo Cezar foi informado por meio das empresas licitadas que a mão de obra também será local. Cerca de 800 empregos diretos para o município e região. “Essa duplicação é fruto de um trabalho conjunto entre as cidades da região, governos estadual e federal. Porém, a passagem de nível é um projeto da nossa gestão e que tenho certeza que vai amenizar os acidentes no local. Outra grande notícia para o nosso povo é a geração de empregos na realização das obras”, ressaltou o prefeito.
A cerimônia ocorrida em Feira de Santana terminou trazendo boas novidades para o município de Alagoinhas: A possibilidade da construção de um viaduto na saída da Avenida Paulo Afonso para a BR, e a melhoria da Avenida Joseph Wagner, com a inclusão de alças para o viaduto. Essas obras serão discutidas pela população do município em audiências públicas.

O governador Jaques Wagner falou sobre a importância dessa rodovia para os baianos “Esse é mais um investimento do Governo Federal em nosso estado. Uma das vias de maior fluxo de veículos da Bahia. Daqui saem produtos para todos os lugares do Brasil. Esse investimento vai melhorar também a segurança, os serviços de saúde e a mobilidade”, afirmou.

Fonte: SECOM – Alagoinhas/Fotos: Amilton André – SECOM

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje