Ministério do Turismo garante apoio ao Festival Bahia Beer

O Ministério do Turismo garante apoio ao Bahia Beer, festival de cerveja que acontece em novembro, em Alagoinhas, capital nordestina da produção cervejeira. O acordo foi fechado  nesta quarta (30/08), durante encontro do ministro Celso Sabino com o prefeito Joaquim Neto, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, o deputado federal João Bacelar (PV) e a deputada Ludmila Fiscina (PV). Segundo ministro, o apoio a eventos como o Bahia Beer vai ao encontro da missão do MTur de expandir ao máximo exploração do potencial turístico de todas as regiões do país.

“Temos uma missão aqui no ministério, que é de levar o Turismo, que já é responsável por 8% do PIB do Brasil, ao limite máximo da nossa potencialidade e apoiar festivais como o Bahia Beer, em cidades que são polos regionais, como Alagoinhas, está entre os nossos objetivos”, explicou Celso Sabino.

O Bahia Beer começa no dia 15 de novembro e segue até o dia 18 do mesmo mês com uma extensa programação que vai oferecer oficinas de fabricação de cervejas artesanais, concursos culinários, exposições artísticas, seminários e encontros com técnicos e executivos da área de fabricação de bebidas, além, é claro, da degustação da espumosa nos estandes de exposição das principais marcas e rótulos de cervejas industriais e artesanais do Brasil.

“Essa será a primeira edição de uma festa que pretendemos colocar, em muito pouco tempo, no calendário do turismo de eventos e negócios do Brasil”, garante o prefeito Joaquim Neto. Segundo ele, Além de promover Alagoinhas e a indústria cervejeira que vem se expandindo no município desde os anos 90, o Bahia Beer será uma forma de atrair novos investimentos para a cidade.

Essa visão de usar o Bahia Beer como vetor de desenvolvimento é compartilhada pelo secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar. “Alagoinhas, além das cervejarias, tem sua força econômica centrada na produção de madeira de reflorestamento e cerâmica. Usar o Festival para atrair indústrias que orbitam as cadeias produtivas dessas três atividades, como a produção de móveis e equipamentos para bares e restaurantes, é uma consequência necessária”.

Texto/foto: Humberto Sampaio (DRT-5559-BA) – Conexão Federal – Agência de Notícias.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo