Merendeira reinventa a receita do abará

merenda-escolar-receita-do-abara

A troca acidental de ingredientes do abará, prato típico da culinária baiana, contribuiu para que a merendeira Dejanira de Souza, da Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, na comunidade quilombola de Praia Grande, na Ilha de Maré, chegasse à final do 1º Concurso Nacional das Melhores Receitas da Alimentação Escolar, lançado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os objetivos da competição, que reuniu 2.433 merendeiras do país, são comemorar os 60 anos de criação da merenda nas escolas e incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis para os alunos.

Dejanira é uma das três finalistas da região Nordeste – as outras duas também são de Salvador – e disputará, nos dias 27 e 28 de janeiro, em Brasília, um prêmio de R$ 5 mil e uma viagem internacional. “Será a primeira vez que vou viajar de avião, pense…”, diz a merendeira, sem esconder o medo de voar para a capital federal. “Ela vai nem que seja amarrada”, rebate a auxiliar de cozinha Lúcia Santos Lobo, coautora da receita.

Aniversário

No aniversário de Dejanira deste ano, Lúcia prometeu fazer o almoço. Resolveu fazer abará, mas em vez de usar a massa de feijão-fradinho pegou a de aipim, por engano, na geladeira. Só deu conta do erro mais tarde.

Quando a escola recebeu o e-mail sobre o lançamento do concurso nacional, que estabelecia que as receitas deveriam ter ingredientes regionais e valorizar hábitos locais, foi marcada uma reunião na Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias. Dejanira e as duas auxiliares estavam em dúvida entre quatro opções – moqueca de peixe com pirão de banana, feijão tropeiro de soja, cuscuz nordestino com peixe e farofa especial -, quando a merendeira lembrou do seu aniversário e sugeriu o abará com aipim.

Também defendeu a troca do camarão seco, ingrediente não disponível na merenda escolar, pela carne bovina (acém). A proposta foi aceita por unanimidade.

O abará, originalmente, é um bolinho de feijão-fradinho moído sem casca e cozido em banho-maria, antes de ser embrulhado em folha de bananeira. Feita com a mesma massa do acarajé, mas cozido em vez de frito. Tem como ingredientes cebola ralada, camarão seco, tomate, alho, coentro, sal e azeite de dendê. No candomblé, é comida ritual de Obá, de Iansã e dos Ibejis.

Alegria e fé

A notícia de que Dejanira chegou à final do concurso nacional aumentou a autoestima dos moradores da ilha. “Estou doido para que chegue o dia 28. Vamos ganhar e receber a placa”, prevê o integrante do conselho de alimentação escolar, Valter Santana.

A população de Praia Grande também põe fé na fama de guerreira e sortuda que acompanha Dejanira, desde que ela, após contrair o zika vírus, participou do concurso de miss merendeira, em junho passado, e venceu “mesmo com as pernas bambas”.

Da cor do céu

A Escola Nossa Senhora das Candeias não tem letreiro. Pintada em dois tons de azul e enfeitada com uma árvore de Natal de garrafas pet na entrada, tem as janelas das salas de aula de frente para o mar. São 177 alunos matriculados na educação infantil, no fundamental 1 (1º ao 5º ano) e na educação básica para jovens a partir de 15 anos e adultos (EJA). As salas são pequenas e bem decoradas e a cozinha é limpa. O refeitório é a área mais ampla; na diretoria mal cabem três pessoas.

Na tarde do dia 10 de dezembro, 15 alunos da pequena escola participaram de uma oficina para conhecer os benefícios que o abará de aipim com carne traz para a saúde.

Aprovação

Os estudantes ouviram da nutricionista da secretaria municipal de Educação, Taís Cardoso de Jesus, que o aipim é rico em carboidratos e fibras e dá energia para as crianças. Já a carne tem proteínas que auxiliam no crescimento e na reparação de tecidos. E o azeite de dendê possui vitaminas A e K, importantes para fortalecer o sistema imunológico e agir no processo de coagulação sanguínea. O alimento tem cerca de 280 calorias em 100 gramas. Os alunos ajudaram a preparar a receita de Dejanira. Depois de provarem o bolinho, festejaram, cantando, batendo palmas e batucando.

Confira as receitas

ABARÁ DE CARNE MOÍDA COM AIPIM

INGREDIENTES

3 quilos de carne moída (acém)

1 cabeça grande de alho

4 quilos de mandioca

6 quilos de tomate vermelho maduro

6 quilos de cebola crua

2 maços de folha de coentro

2 quilos de pimentão verde

400 mililitros de azeite de dendê

3,1 litros de água

3 cebolas grandes

1 colher de sopa de sal

MODO DE PREPARAR

1º passo:

– Limpar as folhas da bananeira com um pano limpo

– Depois passar as folhas no fogo

– Em seguida, corte as folhas em pedaços de aproximadamente (20 cm)

2º passo:

– Reservar 3 litros de água

3º passo:

– Descasque o aipim

– Passe o aipim no liquidificador com um pouco de água

– Depois de passado no liquidificador, coar em uma peneira

– Colocar em uma tigela.

4º Passo:

– Lave a carne moída

5º Passo:

  Como temperar a carne

– Corte todos os temperos (tomate, cebola, pimentão e o coentro) bem picados

– Adicione todos os temperos na carne moída e vá mexendo

– Acrescente 200 ml de azeite de dendê

– Coloque para refogar por 20 minutos, sempre mexendo

-Depois retire do fogo e reserve

6º Passo:

Tempero da massa:

– 100 ml de água

– 1 ramo de coentro

– 3 cebolas

– sal

7º Passo:

Para preparar, corte todos os temperos

– Coloque no liquidificador para bater

– Em seguida, ponha na massa do aipim e misture bem

8º passo:

– Pegue a massa do aipim bem temperada e misture com a carne moída reservada

– Misture bem, com o fogo desligado

9º passo:

– Pegue as folhas cortadas e coloque uma colher grande de massa e enrole

– Coloque em uma assadeira

– Depois de tudo feito, arrume no cuscuzeiro e leve ao fogo

TEMPO DE PREPARO: 2 horas

PORÇÕES: 70


ENROLADÃO SAUDÁVEL

INGREDIENTES

3 canecas de farinha de soja

1 quilo de frango (peito, carne e pele)

4 tomates vermelhos e maduros

2 pimentões verdes grandes

8 cebolas grandes

2 colheres de sopa de óleo de soja

1 colher de sopa de sal

4 cenouras grandes

6 dentes de alhos grandes

1 maço de coentro (folhas desidratadas)

1 maço de cebolinha

MODO DE PREPARAR

Coloque um litro de água para ferver. Ao ferver, desligue o fogo e acrescente a soja. Deixe descansar por cinco minutos. Tempere o peito de frango com alho e sal e depois triture o frango, a soja e misture-os em um recipiente. Acrescente os temperos cortados em cubos pequenos e misture o óleo até ficar uma massa homogênea. Abra a massa em cima de um pano úmido. Recheie com as cenouras cortadas em rodelas, coentro e a cebolinha

TEMPO DE PREPARO: 30 min

PORÇÕES: 10


COMBINADO DOIS SABORES

INGREDIENTES

6 quilos de arroz tipo 1

4 quilos de carne bovina (acém moído) cozido

1 quilo de tomate vermelho maduro

1 quilo de cebola

500 gramas de pimentão vermelho

1 quilo de extrato e tomate

250 mililitros de óleo de soja

3 quilos de batata branca, polpa e pele

300 gramas de tempero à base de sal

1 quilo de leite em pó integral

1 quilo de cenoura

10 gramas de sal de cozinha

MODO DE PREPARAR

Prepare o arroz com a cenoura ralada. Prepare em seguida o molho à bolonhesa, utilizando a carne moída e temperos. Ponha para refogar com óleo e extrato de tomate e tempero pronto. Cozinhe as batatas com um pouco de sal e faça um purê utilizando 1 kg de leite em pó dissolvido em um litro de água. Coloque um pouco de molho à bolonhesa no fundo da assadeira e espalhe. Vá arrumando as camadas alternando o arroz, o molho e o purê de batatas. A última camada deve ser o purê. Por cima dele, ponha um pouco do molho à bolonhesa.

TEMPO DE PREPARO: 1 hora

PORÇÕES: 50

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo