Lídice quer demissão de comissionados

O fim de semana foi cheio para a candidata ao governo da Bahia, Lídice da Mata (PSB), cuja agenda de compromissos incluiu comícios no interior da Bahia, uma caminhada em Nordeste de Amaralina e comício em Camaçari, que comemorou 256 anos.

Em seu discurso, a postulante afirmou que o estado anda mal das finanças e que os gastos com pagamento de pessoal representam 47% da arrecadação, já no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A socialista disse ainda que irá cortar 10,5 mil cargos comissionados, ocupados por indicação política, com o objetivo de garantir o orçamento para a contratação de mais funcionários para áreas prioritárias como educação, saúde e segurança públicas.

Ainda de acordo com ela, esse novo efetivo entraria por meio de concursos públicos.

“Vou fazer concursos para professores, médicos e profissionais da área de saúde e convocar os concursados da Polícia Civil, Polícia Militar e coordenadores pedagógicos. Vou também valorizar os funcionários estaduais como fiz quando fui prefeita de Salvador, o que até hoje é reconhecido pelos funcionários municipais. Aliás, tenho orgulho de ter esse reconhecimento”, disse.

Ainda sobre as questões referentes à economia e ao funcionalismo público do estado, a postulante comprometeu-se a pagar a URV aos servidores públicos estaduais, conforme determinação judicial.

Ela criticou os adversários Rui Costa (PT) e Paulo Souto (DEM), que, segundo disse, não querem realizar o pagamento. “Asseguro que vou cumprir a sentença judicial de pagamento da URV negociando com os servidores e seus sindicatos este desembolso ao longo dos quatro anos de governo”, acrescentou.

Segurança hídrica

Em campanha na cidade de Senhor do Bonfim, Lídice prometeu a recuperação e a ampliação do Hospital Regional. “A recuperação do Hospital Regional de Senhor do Bonfim, prevista no meu programa de governo, é urgente”, disse.

“Lá faltam desde remédios para os pacientes a luvas para os profissionais de saúde, a emergência funciona mal e há dificuldades para a realização de simples exames. Por causa disso, pacientes têm que viajar 120 quilômetros até Juazeiro para serem atendidos”, completou. Entretanto, ressaltou que, ainda assim, a situação é precária, pois o hospital de Juazeiro também tem funcionado mal.

Na cidade vizinha, Jaguari, a 24 km de Senhor do Bonfim, a candidata ao Palácio de Ondina garantiu melhorar o sistema de abastecimento de água local, ressaltando o problema da desigualdade social e na distribuição da oferta.

 “As desigualdades sociais em Jaguarari persistem e a população enfrenta dificuldades até mesmo no abastecimento de água para consumo humano, animal e produtivo”, destacou. “Uma das possibilidades para melhorar a oferta é ramificar a adutora que leva água até Uauá e trazer até a região rural de Jaguarari. Mas isso não é suficiente. É preciso também cuidar melhor dos nossos rios para garantir a qualidade da água”, pontuou.

Ainda sobre os planos para o semiárido, Lídice destacou a importância de se investir em “segurança hídrica”, construindo barragens e o eixo-sul do projeto de transposição do Rio São Franscisco, de modo a atender as necessidades do povo e da agricultura e pecuária. “Para a produção, temos que usar novas tecnologias que permitam mais economia no uso da água”, disse.

A candidata ressaltou a urgência de se executar o projeto que ela apresentou no Senado, com o intuito de criar um corredor ecológico ao longo das margens do Rio São Francisco, transformando em reserva ambiental as matas ciliares e determinando o reflorestamento das áreas já devastadas. “Temos que proteger o rio, que está assoreado em vários prontos”, declarou.

Lídice também reafirmou a importância de se valorizar a agricultura familiar, auxiliando os pequenos produtores rurais por meio de assistência técnica e linhas de crédito.

Fonte: Tribuna da Bahia

A socialista defendeu ainda a criação de uma universidade federal na região, voltada para pesquisa visando solucionar o problema da seca. 

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo