Lavagem do Bonfim é palco de tradição e fé

igreja-do-bonfim

Com o tradicional mote de “quem tem fé vai a pé”, milhares de baianos e turistas são esperados nesta quinta-feira, 14, em uma das maiores celebrações populares do país, a Lavagem do Bonfim.

A festa começa com uma celebração ecumênica no adro da Basílica Santuário da Conceição da Praia, no  Comércio, a partir das 8h, seguida de cortejo até a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, no bairro do Bonfim, onde é realizada a lavagem do adro do templo com água perfumada, por um cortejo de baianas com trajes típicos. No Bonfim, a festividade tem previsão de começar às 9h, com  show de músicas religiosas.

O Senhor do Bonfim não é o padroeiro da Bahia, mas é um dos mais populares do estado. Fiéis recorrem à imagem do filho de Deus crucificado para fazer  pedidos. Durante a festa anual, várias dessas promessas são cumpridas.

A promotora de elenco Verônika Sant’ Ana, 36, não deixa de seguir o cortejo “por nada nesse mundo”. Ela conta que recebeu a notícia dos médicos que a irmã, Vivyan, estava desenganada, após sofrer um derrame.

Com fé, fez a promessa de levar a irmã todos os anos para acompanhar o cortejo se ela melhorasse. E assim foi feito. “Minha promessa foi levar minha irmã até o Bonfim logo quando ela teve alta. E jurei que todos os anos participaríamos da festa para agradecer a graça alcançada”, conta, emocionada.

A irmã se recuperou do derrame, mas alguns anos depois descobriu um câncer. Contudo, a fé no Senhor do Bonfim continuou inabalada e, mesmo já sem a presença física da irmã, Verônika garante que não deixa de participar da Lavagem. “Vou, pois no momento que mais precisei o Senhor do Bonfim  estava ao nosso lado. Hoje, sigo firme escrevendo o livro da história de minha irmã graças a Ele”, diz.

Fogos

De acordo com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), um dos órgão municipais responsáveis pela estrutura da festa, este ano está prevista a queima de fogos em quatro pontos do cortejo.

Os locais são as imediações do Mercado Modelo, no viaduto  nas proximidades da feira de Água de Meninos, na estação de trens da Calçada e no largo de Roma (além do alto da Colina Sagrada). Segundo o órgão, a iluminação na avenida Luiz Tarquínio, no entorno da colina e ladeira do Monte Serrat, foi reforçada e conta com a instalação de projetores de 1.000 e 400 watts.

Já a Secretaria de Ordem Pública (Semop) atuará no ordenamento de 600 ambulantes cadastrados para a festividade. “Para coibir infrações como a venda de bebidas em garrafas de vidro e o uso de espetos de churrasco, considerados arma branca, a Semop contará com fiscalização em todo o percurso da festa”, consta de nota do órgão divulgada nesta quarta.

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo