Inscrições para curso voltado à Educação Empreendedora terminam nesta terça

Terminam nesta terça-feira (30) as inscrições para o curso de Licenciamento de Metodologias de Educação Empreendedora, ofertado ofertado aos professores da rede de Educação Profissional e Tecnológica do Estado. Esta é uma das iniciativas do projeto Educação Empreendedora da Secretaria da Educação do Estado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (SEBRAE-BA), com o objetivo de capacitar professores e formar estudantes com o foco na área.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado (Suprot), Durval Libânio, fala sobre a importância desta ação para fomentar a cultura empreendedora nas escolas. “É fundamental a participação dos professores porque este é o primeiro passo para envolver os nossos estudantes no mundo do empreendedorismo. A ideia é despertar em cada um dos alunos, que tenham esse perfil, a possibilidade de adquirir conhecimento na área. Além disto, esta iniciativa vai contribuir para preparar todos para o mundo do trabalho, seja a partir do projeto do Primeiro Emprego ou mesmo para que sigam para o empreendedorismo em suas diversas vertentes, seja econômica, cultural, social ou ambiental”, destaca.
A inscrição deve ser feita pelos diretores dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional. Os gestores devem indicar entre 15 e 25 professores que demonstrem interesse em participar da formação, tendo os mesmo que assinar declaração de compromisso com o curso. Estes docentes, após formação, deverão aplicar os conteúdos em sala de aula. A perspectiva é a de que cada Centro contemple entre 690 e mil estudantes a partir da formação dos professores, totalizando 10.350 alunos beneficiados com as metodologias aplicadas, em 2017.
O curso será ministrado em duas etapas nas sedes dos Centros selecionados. A formação para a primeira turma vai de 5 a 14 de julho, com as Metodologias de Educação Empreendedora: Crescendo e Empreendendo. A formação para a segunda turma acontecerá de 2 a 11 de agosto, sobre Metodologias de Educação Empreendedora: o Despertar.  Após estas fases, os professores vão aplicar as metodologias com os estudantes. O desdobramento do projeto será a realização de uma Feira de Culminâncias e de um encontro entre professores para avaliação dos resultados do trabalho. Em 2018, outras turmas de estudantes serão envolvidas no processo.
A proposta do projeto Educação Empreendedora é promover a cultura empreendedora no currículo da Educação Básica e Profissional do Estado, alcançando, desta forma, cerca de 50 mil estudantes, até 2018.
Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo