Inscrição para 22,6 mil vagas em pré-vestibular gratuito vai até dia 14

Até o dia 14, estão abertas as inscrições para o curso pré-vestibular gratuito do Projeto Universidade para Todos. Estudantes da rede pública que já concluíram os estudos, ou estão no 3º ano colegial, podem se inscrever para concorrer a uma das 22.600 vagas.

O cursinho terá início ainda este mês e as aulas vão até dezembro, sempre de segunda a sexta. São ofertadas as seguintes disciplinas: Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia.

Também serão oferecidas atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o Enem, aulões, simulados e orientação vocacional. Os interessados deverão se inscrever, exclusivamente, no site da Secretaria Estadual da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

No ato da inscrição, os estudantes devem declarar as notas de Português e Matemática, além de informar o histórico escolar. Quanto maior as médias nas disciplinas, maiores as chances de conseguir uma vaga. Se o estudante for selecionado, participará de uma segunda fase presencial, onde a veracidade das notas será conferida e os documentos pessoais cadastrados.

Os aprovados receberão quatro módulos com questões  e conteúdos do Enem e de vestibulares. Aqueles que, ao final do curso, obtiverem 75% de frequência vão ganhar isenção na taxa de inscrição do vestibular da Uneb, cujo valor é de R$ 85.

As vagas estão sendo distribuídas em 26 dos 27 territórios do estado e contemplam 187 localidades. No site da Secretaria da Educação é possível se informar sobre os municípios que receberão o curso e o número de vagas disponíveis em cada um de acordo com o turno.

O projeto Universidade para Todos é desenvolvido há 12 anos em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

As aulas são ministradas por alunos a partir do terceiro semestre de cursos de licenciatura. Antes do início das aulas, os universitários recebem capacitação por professores, psicólogos e pedagogos.

PARA CONCORRER

Inscrições: até dia 14 exclusivamente no site www.educacao.ba.gov.br
O que é preciso:  informar notas de Português e Matemática, além do histórico escolar
Dúvidas: pelo telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e de 13h30 às 18h

 Fonte: Correio 24h

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje