'Inflação está caindo', diz ministro da Fazenda

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira (16) que a “a inflação está caindo, principalmente em alimentos. A cada semana está caindo mais, e isso é muito bom porque vai eliminar um problema que nós vínhamos vivendo nas últimas semanas”.

A inflação oficial, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi de 0,55% em abril. Em 12 meses, o IPCA já atinge 6,49%, apenas 0,01 ponto percentual abaixo do teto da meta do governo.

De acordo com o ministro, a chegada das safras e o fim do período de chuvas “atrapalhavam algumas lavouras, como tomate e banana, que andaram subindo, mas que já estão se retraindo”.

“Estamos no caminho certo, aquilo que nós tínhamos dito vai ocorrer, a inflação está caindo”, reforçou o ministro.

IBC-Br

O ministro comentou ainda os números do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), que registrou expansão de 1,05% no primeiro trimestre deste ano sobre o período de outubro a dezembro de 2012.

“É uma boa projeção do PIB (Produto Interno Bruto), mas eu prefiro ser cauteloso e esperar o verdadeiro PIB, que vai sair no dia 29 de maio”. O índice do Banco Central é considerado uma prévia do índice oficial, medido pelo IBGE.

Questionado por jornalistas na portaria do Ministério da Fazenda no início da manhã desta quinta-feira, o ministro afirmou que achou “muito bom” o resultado do índice no primeiro trimestre.

Fonte: Alagoinhas Hoje

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje