Brasileiros com mais de 50 anos têm maior crescimento no acesso a internet

O total de brasileiros com mais de 50 anos que utilizam a internet disparou nos últimos anos. O crescimento foi de 222% entre 2005 e 2011.

No mesmo período, a elevação entre jovens com idade entre 20 e 24 anos foi de 99%. Já a elevação entre toda a população com mais de 10 anos ficou em 144%.

Os entrevistados foram questionados se tinham acessado a internet nos três meses que antecederam o levantamento.

A pensionista Alzira Augusto Araújo, 71, faz parte desse contingente de pessoas mais velhas que passaram a acessar a rede. O motivo: queria estar mais próxima da família. Após resistir por anos, a decisão de encarar o computador ocorreu há dois anos, logo depois de o marido falecer.

“Consigo acompanhar o que meus filhos e netos estão fazendo, trocamos mensagens. É muito bom, uma companhia”, conta ela.

Foi por meio da rede que ela retomou o contato com uma irmã, que não via há nove anos após um desentendimento. “Procurei ela no Facebook e quando vi as fotos dela, me deu muita saudade”, afirma. Logo depois, a filha de Alzira intermediou a reaproximação das duas. “Hoje falamos muito pela internet.”

Os conhecimentos de Alzira do computador ainda são poucos, ainda restritos às redes sociais. “Quero aprender mais, a usar o e-mail, por exemplo”, diz.

MENOS INSERIDOS

A maior inserção dessa faixa da população ocorre conforme cresce o uso da tecnologia. “Há cada vez mais a necessidade de se utilizar a internet, seja para fazer a declaração do Imposto de Renda ou mesmo para acessar os serviços bancários”, afirma o coordenador de pesquisa do IBGE, Cimar Azeredo.

Apesar do forte crescimento, o percentual de pessoas nessa faixa etária que acessaram a internet ainda é de 18,4%. Os mais inseridos são os jovens, de 15 a 17 anos (74,1%).

Fonte: Folha de São Paulo

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje