Grupos políticos querem controle da Secretaria de Agricultura
Pasta pobre, sem recursos suficientes para atender às demandas e muito cobiçada. Este é o perfil da Secretaria Municipal de Agricultura, cujo ex-titular, vereador Jenser Souza, oficializou no início da tarde de hoje seu pedido de exoneração.
Mesmo antes da confirmação da saída de Jenser, anunciada há vários dias, diversos grupos políticos e de segmentos da sociedade alagoinhense já se articulavam para tentar emplacar o futuro titular da pasta.
Em público, todos negarão, mas nos bastidores a briga é de foice, no escuro, e golpes abaixo da linda da cintura.
Um grupo de vereadores quer indicar o secretário, os amigos do deputado federal Paulo Azi também se movimentam neste sentido. A União das Associações Rurais de Alagoinhas (UARA), embora dividida internamente, quer apresentar um nome à apreciação do prefeito Paulo Cezar.
Pessoas ligadas ao vice-prefeito Geraldo Almeida, que já afirmou no Grupo do WhatsApp Alagoinhas Notícias, que não deseja assumir a SEMAG, também estão movimentando peças neste intrincado tabuleiro para assegurar a nomeação do agrônomo.
O grupo Chico Reis, alegando que já ocupou duas secretarias (Governo e Agricultura), está no páreo e apresenta nomes para avaliação da administração municipal.
Interina
A secretária de Infraestrutura, Sonia Fontes, segundo uma fonte do Alagoinhas Hoje, já estaria na prática à frente da Secretaria de Agricultura. Ela despacha com pessoas que exercem cargos de confiança na secretaria e indica providências a serem tomadas. O nome da titular da SECIN pode aparecer como a dirigente interina da SEMAG.
No primeiro governo de Paulo Cezar, Juscélio Carmo acumulou as secretarias de Governo e de Agricultura. Há precedentes.