Grupo de pescadores protesta por falta de pagamento do seguro-defeso

pesca

Um grupo de pescadores realiza um protesto na orla da praia de Tubarão, no subúrbio de Salvador, na manhã desta sexta-feira (14). Conforme o sindicato da categoria, os profissionais reivindicam o pagamento do seguro-defeso, criado para garantir o sustento dos pescadores durante o período de reprodução de peixes e frutos do mar.

No caso dos pescadores do Subúrbio Ferroviário, o defeso é correspondente à desova de camarão, que acontece duas vezes ao ano: uma, no primeiro semestre (maio e abril) e duas, no segundo (setembro e outubro). Nestes meses, a pesca de camarão fica proibida na região.

Conforme o presidente do sindicato na Bahia, Reinaldo Jorge Cirne, até agora a Previdência não pagou nenhuma das parcelas previstas. O valor mensal de pagamento é de um salário mínimo.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Bahia, que informou por nota que o pagamento ainda não foi realizado porque a lista de beneficiados pelo seguro-defeso, em relação ao camarão, não consta no cadastro do órgão e que o cadastro é de responsabilidade do Ministério da Agricultura.

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo