Governo vai apurar caso de racismo contra vereador

“Você é um negro descarado e vagabundo”. Com essas palavras o vereador Délcio Mascarenhas (PP) teria se referido ao colega Cristiano Sena (PT) em pleno exercício parlamentar, na última terça (24), na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus. Para Cristiano, a ofensa não foi destinada apenas a ele, mas a toda a população da cidade, que é em sua maioria composta por negros. “O vereador Délcio já possui em sua trajetória diversos casos de racismo e intolerância religiosa, porém ele acha que com o dinheiro ele compra a personalidade e a moral das pessoas, mas a minha dignidade e a da população negra não está à venda. Por isso a população de Santo Antônio de Jesus quer uma resposta dos órgãos públicos para coibir crimes como este”, disse Cristiano Sena.

Após prestar queixa de racismo na delegacia municipal, o vereador procurou a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, (SEPROMI) e as Comissões de Direitos Humanos e Segurança Pública e da Promoção da Igualdade Racial da Assembleia Legislativa para denunciar o ato. Em reunião hoje (27), com o Secretário da SEPROMI, Elias Sampaio, representantes do Fórum Gestor de promoção da Igualdade Racial de Santo Antônio de Jesus, e do deputado estadual Marcelino Galo, foi definido que o Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e em conjunto com a Assembleia Legislativa, vai convocar uma audiência pública no município para debater caso.

O vereador Cristiano Sena também fez uma denúncia na Rede de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa do Estado da Bahia, entidade que agrega 21 órgãos no âmbito federal e estadual. Para Elias Sampaio, esse caso é um típico exemplo de racismo institucional que deve ser analisado de perto. “Vamos debater esse assunto inadmissível em uma audiência pública no município e tenho a certeza que a Rede de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa irá tomar as medidas legais pertinentes”, declarou.

Fonte: Política Livre

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje