Governo indicou ex-lobista do Google para Comitê Gestor da Internet no país

O subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil, Ivo Corrêa, foi lobista da empresa Google entre 2008 e 2011.

Hoje ele representa o governo brasileiro no Comitê Gestor da Internet, órgão que controla a rede mundial de computadores no país, tomando decisões operacionais sobre oferta de serviços no setor.

A informação foi divulgada ontem pelo “Correio Braziliense”. Segundo nota da Casa Civil, Corrêa “foi selecionado e contratado com base na sua experiência profissional”.

“Rejeitamos transformar fatos públicos em suspeitas irreais, sem apresentar qualquer dado ou informação para fundamentá-las. A atuação do subchefe está pautada nas orientações e decisões de governo e segue rigorosamente os ditames legais e éticos inerentes ao cargo que ocupa.”

No governo, a internet voltou ao centro do debate com a volta da discussão do marco civil para o setor, uma resposta do Planalto às denúncias de que brasileiros foram espionados pela inteligência dos EUA.

O projeto original, apresentado em 2011, era apoiado por Google e Facebook. Previa a chamada “neutralidade da rede”, jargão para definir que provedores de acesso não poderiam cobrar de forma diferente por uma conexão mais veloz.

Para as empresas de telefonia, que provêm o acesso, a neutralidade favorece grandes grupos globais, como o Google.

Fonte: Folha de São Paulo

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje