Governo Federal autoriza assinatura do contrato de empréstimo junto à CAF

“Autorizada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 02, a assinatura do contrato de empréstimo junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) que transformará Alagoinhas, através do maior projeto de Requalificação Urbana que essa cidade já viu”, pronunciou o prefeito Paulo Cezar durante a coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 03, na Prefeitura.

“Batalhamos durante quatro anos e agora estamos definindo a data para assinatura do contrato. Depois de assinar, as obras podem ser iniciadas. Agradeço muito a toda a minha equipe e secretários envolvidos nesse processo. Essa é uma vitória do povo de Alagoinhas”, disse o chefe do executivo municipal.

O contrato destina 11,5 milhões de dólares em investimentos à cidade de Alagoinhas que foi a única do Nordeste que teve o pedido de empréstimo aprovado. Asfaltamento, melhorias de praças e construção de novas vias, drenagem, meios fios, passeios, além do trabalho de esgotamento sanitário, através de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) são os serviços que serão realizados.

Segundo a secretária de Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN) Sônia Fontes o projeto executivo será realizado em duas etapas. “Na primeira etapa, já licitada, o objetivo é a construção de quatro avenidas estruturantes, mais a ligação entre a Rua Santos Dumont com a 13 de Junho. Também haverá a ligação da Rua Renato Bittencourt à praça da Prefeitura e a construção de uma ponte sobre o Rio Catu, além da ligação entre a Avenida Ayrton Senna e a Paulo Afonso e a Estrada do Caminhoneiro, que liga a Avenida Joseph Wagner ao Mangalô”, explicou a secretária. Além disso, drenagem, meio-fio, passeios e pavimentação nos bairros de Alagoinhas Velha, Alagoinhas IV, Novo Horizonte, Cavada, Parque Havaí, Jambeiro e Rodoviária, fazem parte desse primeiro momento do projeto.

“Na segunda etapa de execução, a ser licitada, contemplaremos Irmã Dulce, Alto Sagrado Coração de Jesus, Padre Araguaia, Alto da Cruz, Vila Maçal, dentre outros, além da reurbanização das praças J.J. Seabra e Ruy Barbosa”, explicou Sônia Fontes.

O crédito externo será desembolsado em 36 meses, a partir da assinatura do contrato, e os recursos serão amortizados em 24 prestações semestrais, consecutivas. A primeira parcela vencerá 42 meses após a data de assinatura do contrato.

CAF

Em março de 2011, o Projeto de Requalificação Urbana, Ambiental e Social foi para a Câmara de Vereadores, onde a maioria dos vereadores aprovou a solicitação do empréstimo junto à CAF por considerar o projeto de grande relevância para o município. A cidade de Alagoinhas foi a única do Nordeste que teve o pedido de empréstimo aceito pelo Banco e, para que isso ocorresse, foi necessário que a atual gestão comprovasse contrapartidas (obras já realizadas) no mesmo valor do empréstimo. São quatro anos em busca da liberação dos recursos que recebeu amplo apoio político até a fase atual.

Fonte: SECOM Alagoinhas/Foto: Amilton André

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo