Governo entrega cisternas em Inhambupe

Inhambupe vai sediar a solenidade de inauguração simbólica das obras de implantação de 2.522 cisternas de placas de polietileno nos municípios de Boninal (311), Carinhanha (100), Filadélfia (438), Inhambupe (532), Itaguaçu da Bahia (467), Sítio do Mato (49) e Xique-Xique (625), com investimentos superiores a R$ 12 milhões.

Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso de Água (Água para Todos) e do Plano Brasil Sem Miséria,  ambos do governo federal. O evento ocorrerá nesta quinta-feira (dia 3), às 13h30, na Escola Municipal da localidade Colônia Roberto Santos I, a 20 quilômetros da sede do município.

As cisternas se destinam a promover a universalização do acesso à água em áreas rurais para o consumo humano e produção agrícola e alimentar.

CISTERNASA escolha de Inhambupe para sediar a cerimônia deveu-se, de acordo com o prefeito Benoni Leys, à localização estratégica do município e pela quantidade de cisternas implantadas, em relação aos demais municípios beneficiados.

Ele ressalta que a ação vai acabar com o sofrimento da população das comunidades contempladas, que hoje penam com a falta de água em uma região notoriamente seca. “E sem água não há vida digna”, completa, lembrando que mais 400 cisternas já foram solicitadas à FUNASA para atender outras comunidades.

O secretário de Agricultura do município, Nélio Costa, informa que as cisternas inicialmente serão abastecidas com água tratada fornecida pela Embasa e posteriormente usarão águas captadas das chuvas, com tratamento por intermédio de hipoclorito de sódio.

Costa afirma que 13 comunidades serão beneficiadas com água de qualidade, entre elas as de Colônia, Trincheiras, Mulunguinho, Lagoa Branca, Lagoa Comprida, Cutias, Araçatuba, Santo Antônio, Candeal, Botelho, Limoeiro, Tabuleiro e Tanquinho.

O evento contará com a participação do presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Antônio Henrique de Carvalho Pires, dos deputados Josias Gomes (PT) e Fátima Nunes (PT), do prefeito Benoni Leys e dos prefeitos dos municípios onde as cisternas foram implantadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Inhambupe – Foto: Divulgação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje