Governador Rui Costa conversa com líderes estudantis

Rui Costa, governador da Bahia, é entrevistado por Patrícia França do jornal A Tarde. Fotos Mateus Pereira/GOVBA
Representando 20 escolas da Rede Estadual de Ensino, 85 líderes de classe participaram na manhã dessa sexta-feira (23/10) de uma roda de conversa com o governador Rui Costa.

O encontro no Sheraton Hotel da Bahia abriu espaço para um diálogo sobre protagonismo juvenil e o papel dos estudantes na mobilização da sociedade em prol da melhoria dos indicadores educacionais, propostas do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação.

Durante o bate-papo com  estudantes de Salvador e Região Metropolitana (RMS), que teve a participação do e o ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, Rui reforçou o compromisso assumido desde o início da atual gestão estadual. Entre janeiro e outubro, ele já visitou 131 unidades educacionais em todo o estado.

Segundo ele, assim como acontece com  diretores e conselhos escolares, a eleição de líderes de classe fortalece a democracia participativa e o empoderamento dos jovens.

“Melhorar a educação no nosso estado não depende só dos governantes, diretores e professores. Contamos com a liderança de cada um desses jovens junto a seus colegas, suas famílias e comunidades para transformar as escolas e a a vida de todos”, disse o governador.

Em maio deste ano, a primeira eleição geral da rede estadual promoveu a escolha 33 mil líderes e vice-líderes de 1.369 escolas baianas.

Eles atuam como principais interlocutores dos alunos na comunidade escolar. “Acredito que sou a voz da minha sala e dos outros colegas também”, explica .

Antes eu falava ‘a escola onde estudo’ e hoje chamo de ‘minha escola’”, explica Ludmila Cerqueira, líder de classe do 2º ano do ensino médio no Colégio Estadual Aliomar Baleeiro.

Percorrendo o país para ouvir estudantes e educadores sobre boas experiências de educação, Lula conheceu as principais ações do Educar para Transformar.

“Resolvi voltar a andar pelo Brasil para discutir a questão da educação. Me convenci de que é preciso transformar o Plano Nacional de Educação numa tarefa dos 204 milhões de brasileiros”, afirmou ao citar a lei aprovada no ano passado e que traça 20 metas para a educação do país na próxima década.

Fonte: tb

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo