Funcionários do Banco do Brasil protestam contra reformas internas

Cerca de 200 funcionários protestaram na manhã desta quarta-feira, 12, em frente ao prédio da Superintendência do Banco do Brasil, no bairro da Piedade, no Centro de Salvador. De acordo com o Sindicato dos Bancários, os funcionários estão insatisfeitos com a reforma administrativa da instituição, que, entre outras medidas, anunciou corte de salários.

Segundo o presidente da entidade sindical, Augusto Vasconcelos, os cortes são estratégias para privatizar o banco e a manifestação é contrária ao que classifica como “desmonte”.

Ao Portal A Tarde, ele afirmou que as mudanças vão mexer em áreas importantes do BB. “A direção do banco implementou uma reestruturação, que na prática reduz a atuação da empresa. Possibilita o rebaixamento de salários, além de abrir portas para entrega de áreas estratégicas do banco, como, por exemplo, um das subsidiárias que é a BB DTVM (Divisão de Títulos de Valores Mobiliários). É uma área importante da empresa, rentável, e que o governo federal quer privatizar. Estamos fazendo manifestação em todo Brasil”, pontuou Vasconcelos.

O sindicato entende que as ações do ministro da Economia, Paulo Guedes, tem o interesse de privatizar o banco, por isto, as ações implementadas diminuem a capacidade de atuação da empresa.

“Os funcionários decidiram paralisar durante uma hora. O ministro Paulo Guedes jamais escondeu seu desejo de privatizar o Banco do Brasil. Como eles sabem que a privatização depende de aprovação do Congresso, eles adotaram uma estratégia de diminuir a capacidade de atuação da empresa para viabilizar uma futura venda de ativos para o mercado, ou seja, eles estão desmontando o banco para vender, para justificar o discurso da privatização. O Banco do Brasil é uma das empresas mais rentáveis. Atua em agricultura, infraestrutura, saneamento básico, dentre outras áreas essenciais para o nosso desenvolvido. Não há sentido nenhum em privatizar o Banco do Brasil”, afirmou o sindicalista.

 

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje