Fórum entre Brasil e Reino Unido explora oportunidades

Representantes do setor empresarial, econômico e da educação brasileiros participam neste sábado em Cambridge (Inglaterra) do programa Conversa Reino Unido-Brasil, por meio do qual pretendem explorar oportunidades de colaboração entre os dois países. Com uma ampla agenda de debates, moderados por deputados britânicos, o fórum, inaugurado ontem com um jantar, tem o objetivo de ‘estabelecer um canal regular de comunicação’ entre as duas nações.

Um dos conferencistas, o empresário Mario Garnero, disse à Agência Efe que o evento é importante para a troca de ideias e atrair empresas britânicas ao Brasil para participar de ‘projetos de infraestrutura, desenvolvimento e de crescimento das indústrias’.

O formato adotado, com debates na universidade de Cambridge, ao invés de reuniões diretas com possíveis investidores, pretende ‘facilitar uma comunicação fluente e constante entre ambos os países’, afirmou Garnero.

O diretor do centro de estudos Fórum das Américas e presidente do Brasilinvest Group propôs em seu discurso, intitulado ‘Podemos melhorar nossas cidades?’, soluções para as grandes metrópoles brasileiras, conversa que contou com a participação do chefe de sustentabilidade dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Dan Epstein.

Garnero expôs os resultados do ‘Programa de Restauração da Favela do Leme’, realizado no Rio de Janeiro, elaborado em colaboração com o governo da Itália e a prefeitura local.

O empresário explicou ainda que o Brasilinvest, com sócios em 28 países, participou de vários projetos de infraestrutura e telecomunicações.

‘A ideia é poder atrair empresas britânicas para o Brasil e que empresas brasileiras se instalem no Reino Unido e outros países da Europa’, disse à Efe.

Entre os participantes do Brasil no encontro estão o presidente do BNDES, Luciano Coutinho; o presidente da Embraer, Mauro Kern, e o embaixador brasileiro em Londres, Roberto Jaguaribe, que falarão sobre temas como ciência e inovação, energia, defesa e tecnologia aeroespacial.

Fonte: Exame

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje