Forças Empresariais defendem mudança do circuito da Micareta

Os presidentes do Sindicato do Comércio, Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas e Câmara de Dirigentes Lojistas conversaram com o Alagoinhas Hoje sobre a Micareta, que acontecerá no início de Abril.

Benedito Vieira, presidente do Sindicato do Comércio, afirmou que as Forças Empresariais defendem a mudança do circuito do centro para outro local em razão dos prejuízos causados pela montagem e desmontagem da estrutura da festa, que complicam o dia a dia do comércio.

Vieira disse ao Alagoinhas Hoje que a prefeitura apresentou no ano passado o projeto do novo circuito da Micareta, que seria transferida para a Avenida Joseph Wagner, e na oportunidade o prefeito afirmou que se houvesse a concordância da Polícia Militar, da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros ele não oporia qualquer resistência.

“Agora, temos informações não oficiais que a administração manterá a Micareta no centro”, salientou o presidente do Sindicato do Comércio, acrescentando “que se isso se confirmar será um banho de água fria nas expectativas dos comerciantes”.

Vieira salientou que os comerciantes do centro enfrentam uma série de problemas nos dias anteriores e posteriores à Micareta e os prejuízos se aproximam de R$1 milhão. “Em Salvador, com um circuito muito maior, não existe camarotes na frente de casas comerciais, a não ser aqueles que são montados pelas próprias empresas”, afirmou.

O presidente do Sindicato do Comércio salientou que a entidade está à disposição das empresas filiadas, que sentindo-se atingidas, desejarem ingressar na Justiça para minimizar os prejuízos causados pela montagem da estrutura da Micareta no centro da cidade.

Reinaldo Barbosa, presidente da Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas (ACIA), disse ao Alagoinhas Hoje que em 2012, por ser um ano eleitoral, o prefeito solicitou a manutenção do circuito no centro e argumentou que para 2013 a Prefeitura de Alagoinhas realizaria os estudos técnicos objetivando implantar o novo espaço da Micareta.

Barbosa enfatizou que a mudança será natural em função dos prejuízos causados pela Micareta aos comerciantes do centro da cidade. “Não tem mais cabimento continuar realizando a festa no centro”, afirmou o presidente da ACIA.

João Eduardo dos Santos Araújo, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), afirmou ao Alagoinhas Hoje que a entidade ainda não obteve a confirmação oficial sobre a manutenção da Micareta no centro da cidade. “Na última reunião do prefeito com as Forças Empresariais, realizada no ano passado, quando tratamos das questões envolvendo a Micareta, ele confirmou sua vontade de mudar o circuito”, salientou o dirigente da CDL.

Para ele, em nenhum lugar do Brasil em que houve a mudança dos circuitos foi preciso retornar aos espaços anteriores. “A realização da Micareta no centro causa grandes transtornos e prejuízos no faturamento das lojas”, afirmou João Eduardo.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje