Financiamento internacional é mais fácil com cessão temporária de garantia, diz especialista

As pequenas empresas respondem por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e são responsáveis por cerca de 70% das contratações formais de pessoal, de acordo com dados do Ministério da Economia. Ainda assim, encontram inúmeras dificuldades para obter financiamentos nas instituições financeiras públicas ou privadas.

A insuficiência de garantias é apontada como uma das principais barreiras à concessão de financiamento. Um caminho seguro para a superação deste gargalo é o uso da cessão temporária de garantias imobiliárias, mecanismo capaz de potencializar o mercado de crédito, simplificando as operações para as médias empresas brasileiras que precisam de capital.

Com a cessão temporária de garantias, o requerente do financiamento de capital internacional utiliza ativos imobiliários de terceiros, já cadastrados por seus provedores. “Bem estruturado financeira e juridicamente, o processo elimina obstáculos que dificultam o financiamento”, explica Flávio Hughes, CEO da Hughes Soluções.

“Um impacto extremamente positivo das operações é tornar rentáveis imóveis urbanos, rurais ou industriais, de alto valor, que se encontram sem utilização e sobre os quais pesa uma taxa tributária elevada”, afirma o diretor-executivo. De forma simultânea, portanto, a cessão temporária de garantias garante o financiamento ao médio empresário que precisa de recursos e remunera o proprietário de um imóvel sem uso.

Uma propriedade urbana, rural ou industrial, avaliada a partir de R$ 15 milhões de reais, por exemplo, pode entrar como garantia de um financiamento e render expressivo aluguel por sua cessão temporária, além da quitação de débitos tributários, detalha o especialista.

Mapeamento

Em 2022, a Hughes Soluções intensificou o mapeamento de propriedades rurais, urbanas e industriais, disponíveis em todo o país, a fim de cadastrá-las e ampliar a estruturação de operações de financiamento. A empresa atua em todas as etapas que envolvem a emissão de documentos para fins de crédito internacional, operando juntamente com a Savel Capital Partners, parceira do Kennedy Funding.

Fonte: A&G Plus Comunicação – Foto: Divulgação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo