FIEB e Prefeitura inauguram Escola SENAI de Alagoinhas

SENAI 1

Proporcionar qualificação técnica para atuação no mercado de trabalho seja na indústria, comércio e serviços. Essa é a proposta da Escola SENAI de Alagoinhas que foi inaugurada na manhã dessa sexta-feira, 01. A solenidade contou com a presença do prefeito Paulo Cezar, do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Gilberto Farias, secretários municipais, representantes da federação, vereadores e sociedade.

O ‘novo’ prédio faz parte de uma parceira da Prefeitura com o sistema FIEB, em que foi transferida a gestão do antigo Centro de Educação Profissional de Alagoinhas (CEPA) para o Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A unidade de ensino é dotada de 22 espaços pedagógicos, sendo 16 salas de aula e seis laboratórios, que abrigam 25 turmas do PRONATEC e 15 de cursos técnicos, somando 880 alunos. Cedido por um período de oito anos, o prédio foi totalmente requalificado, passando por uma reforma, iniciada em setembro de 2013. A escola dispõe de laboratórios de usinagem e soldagem, manutenção e refrigeração, química, informática, automação e instalações prediais.

SENAI 2

Para o prefeito Paulo Cezar essa foi uma das mais importantes parcerias firmadas na área da educação e que os maiores beneficiados são os jovens de Alagoinhas e região “A inauguração desse espaço vai ao encontro do atual desenvolvimento pelo qual estamos  passando. Com o crescimento do nosso polo industrial é fundamental que os nossos jovens estejam qualificados para ingressar no mercado de trabalho. Além disso, recebi outra grande notícia hoje que é o interesse do FIEB em construir um edifício próprio na nossa cidade. Vamos dar agilidade a esse processo, inclusive com a doação de área”.

A informação sobre a sede própria do sistema FIEB foi dada pelo presidente da instituição. Em seu discurso Carlos Gilberto Farias solicitou da Prefeitura um terreno para a construção da edificação. Além disso, o presidente falou sobre a importância de inaugurar mais uma escola no interior do estado. “Passamos por um processo de interiorização muito forte. Assim como vem acontecendo em Alagoinhas estamos preparando esses jovens para ingressar no mercado atendendo assim às necessidades dos empresários sempre oferecendo formação de qualidade”, pontuou.

Ainda segundo o presidente, após a doação do terreno “em um curto prazo de seis meses poderemos iniciar a obra para a região”. Será um equipamento de 13 a 15 mil m² com  capacidade para educar concomitantemente 2.400 alunos.

SENAI 3

Entre os cursos técnicos são oferecidas 15 turmas em rede de computadores, logística, segurança do trabalho, mecânica e mais cursos em eletromecânica oferecidos em parceria com Grupo Brasil Kirin. O SENAI Alagoinhas atua nas áreas de petróleo e gás, química, automação, manutenção industrial, gestão de produção, alimentos e bebidas, construção civil, segurança do trabalho e tecnologia da informação.

Das 25 turmas do PRONATEC oferecidas atualmente, incluem-se os cursos técnicos para estudantes de escolas públicas, os Cursos de Aprendizagem Industrial Básico (CAI Básico) e os do PRONATEC Qualificação, que atende o público do Bolsa Família, estudantes da escola pública (nível fundamental) e os trabalhadores cadastrados no seguro desemprego.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação – Fotos: Amilton André/SECOM

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo