Festa Literária de Alagoinhas homenageia centenário da escritora Maria Feijó

A 1ª edição da Festa Literária de Alagoinhas (FLIA), promovida pela Prefeitura, homenageia a escritora alagoinhense Maria Feijó, intelectual da Academia Castro Alves de Letras, que ganhou notoriedade no Rio de Janeiro, após deixar a cidade natal – Alagoinhas –, transgredindo a ordem vigente e buscando espaços para expressar suas criações artísticas, declamações e ensaios.

A FLIA, que acontece de 27 a 29 de novembro, chama a atenção para a alagoinhense que, lecionando e escrevendo, colaborou para a ascensão das mulheres brasileiras na literatura do séc. XX e ressalta o legado de sua produção intelectual.

“Se Maria Feijó estivesse viva, faria 100 anos no dia 27 de novembro. O maior legado que ela deixa é a liberdade de expressão de uma mulher que lutou para escrever, para publicar, para trazer essa produção à terra natal e também para ocupar novos espaços. É, portanto, uma herança de vibração, entusiasmo e produção intelectual. É com muito orgulho que homenageamos a escritora, que diz muito sobre a produção literária da nossa cidade. Assim como ela, muita gente saiu daqui e se projetou, a exemplo do próprio Antônio Torres, que também será homenageado neste evento”, pontuou professora Iraci Gama, vice-prefeita do município e secretária da pasta de cultura.

Antônio Torres abre a programação da FLIA, no dia 27, e assina o lançamento de uma coletânea de textos produzidos por escritores alagoinhenses, que se une à narrativa “Luzes Verdes, Sonhos Dourados”, do próprio escritor baiano, em uma publicação exclusiva do município.

Além das homenagens com lançamentos de obras literárias, a FLIA reúne editoras baianas e promove contação de histórias, brincadeiras e apresentações teatrais abertas ao público na Praça Ruy Barbosa.

O evento começa às 19h do dia 27 de novembro, no foyer da Biblioteca Pública Municipal Maria Feijó e, segundo Iraci Gama, é uma oportunidade de trazer visibilidade para o repertório, para a memória e para a produção literária da cidade. “O que queremos é falar da história falando da própria vida, que é a narrativa contada através das palavras”, finalizou.

A programação completa será divulgada ainda esta semana pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET).

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo