Fanfarras das escolas se preparam para o desfile do 2 de Julho

desfile-de-fanfarras-aniversario-de-salvador-31

Mesmo com o recesso junino nas escolas da rede estadual, a partir desta segunda (20), até 3 de julho, os estudantes que fazem parte da fanfarra do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão de Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito (Ceep), localizado no bairro da Lapinha, em Salvador, estão mantendo uma rotina constante de ensaios. Esta é uma das 20 fanfarras das unidades de ensino da rede estadual que irão participar do desfile cívico no 2 de Julho, data em que serão celebrados os 192 anos de luta pela Independência da Bahia.

As fanfarras estudantis já são uma tradição no Estado e os estudantes aprendem a tocar diferentes instrumentos como trompete, trombone, prato, tuba, timbau, caixa e outros. Um dos destaques são as coreografias apresentadas por balizas e bailarinos, que chamam a atenção por suas distintas técnicas e figurinos.

A fanfarra do Ceep também é aberta para estudantes de outras escolas públicas do entorno. Este é o caso de Iasmin Silva Rocha, 14 anos, que cursa o 7° ano, no Colégio Estadual Carneiro Ribeiro Filho. “Sempre tive o sonho de ser baliza e no colégio onde estudo não tinha fanfarra, por isso, eu vim para o Ceep. Estou gostando muito porque posso utilizar um pouco das técnicas que aprendi nas aulas de balé que eu já fiz”, conta animada.

Estêvão Luis Costa dos Santos, 15, do curso técnico em Administração do Ceep, é um dos integrantes responsáveis por puxar o ritmo da banda. “Me identifiquei muito com o baixo, que é um dos instrumentos de percussão e estou me aprimorando cada vez mais. Entrei na fanfarra há um ano, por influência dos amigos, e acabei gostando porque é como uma família”, afirma o estudante ao revelar, também, que não descarta seguir futuramente uma carreira musical.

Segundo a regente Zélia Regina Vieira Rocha, que atua há mais de 30 anos com a atividade, a fanfarra transforma a vida dos estudantes. “É uma atividade pedagógica que promove a interação dos estudantes e que vai além do ensino da música, pois passamos experiência de vida para eles. Além disso, trabalha com a autoestima, disciplina, respeito, concentração e compromisso com os estudos”, afirma.

Os ensaios acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 16h, na quadra do Ceep. Os próximos ensaios serão nos dias 20, 22, 27 e 29 de junho. O último será no dia 1º/07.

Fonte: Ascom Educação/GOVBA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje