Exoneração de 200 ocupantes de cargos de confiança da SESAB é combustível para crise entre PT e o novo secretário – Exclusiva

No Diário Oficial do Estado desta terça-feira (20) foram publicadas as exonerações de 200 ocupantes de cargos de confiança na Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), cujo titular, Fábio Vilas-Boas, tem carta branca do governador Rui Costa para fazer as mudanças que considerar necessárias ao projeto de administração da pasta. As exonerações em atacado geraram (e vão gerar nos próximos dias) uma grave crise entre o PT e o gestor da secretaria. 

Os exonerados, que atuam na sede da SESAB e em órgãos no interior do estado, não foram comunicados antecipadamente sobre a dispensa. Hoje pela manhã, quando chegaram para trabalhar, ficaram sabendo que estavam fora dos planos do mandatário da secretaria. Muitos dos “demitidos” ocuparam cargos de confiança nos oito anos dos dois governos de Jaques Wagner. 

Foram exonerados 50 ocupantes de cargos DAI 6, 113 profissionais que atuavam como DAI 5, quatro ocupantes de cargos DAI 4, dois DAS 3 e outros 31 ocupantes de cargos de confiança denominados DAS 2D. 

Parte do PT não aceita a forma como as demissões foram encaminhadas e a crise já está estabelecida entre várias correntes partidárias e o secretário estadual da Saúde.

Quase todos os exonerados estiveram comprometidos com a campanha de Rui Costa ao Palácio de Ondina e a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Muitos são militantes históricos do PT.

Enquanto isso, afirmam algumas correntes internas da sigla, mais carlistas históricos e antipetistas estão chegando e se integrando à nova gestão da SESAB.

O clima político é tenso e nem a intervenção do governador Rui Costa acalmará petistas perseguidos por uma gestão do Partido dos Trabalhadores. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo