Exército entra na briga para salvar Velho Chico

Exército e Rio São Francisco - Foto: Editoria de Arte | Ag. A TARDE
A 6ª Região Militar já está autorizada a iniciar os estudos para instalar nas bordas do Velho Chico o 1º Batalhão Hidroviário do São Francisco, que vai cuidar da revitalização do rio, hoje agonizante, e da nvegabilidade, o que inclui, além da fiscalização do tráfego, a drenagem dos trechos aterrados pela areia.

O secretário João Leão (Planejamento), também vice-governador, diz que só não está definido o local:

— Vai ficar num ponto central, entre a nascente e a foz, ali por Xique-Xique, Ibotirama, Bom Jesus da Lapa ou Barra. O ideal é Barra, porque fica exatamente no meio do caminho da parte navegável. Mas, como dizem que tudo eu quero levar para Barra, é bom deixar claro que quem vai decidir é o Exército.

Origens — Leão é nascido em Pernambuco (Recife), criado em Barra, mas projetou-se politicamente a partir de Lauro de Freitas.

Mais agressões — Para além das agressões ambientais tradicionais ao longo do São Francisco, há também a retirada de água em larga escala sem qualquer controle.

Geddel diz que quando foi ministro da Integração sobrevoou todo o rio.

E o que viu de gente tirando água para irrigação, do jeito que quer, não está em nenhum gibi. De lá para cá, nada mudou.

Fonte: Coluna Tempo Presente/ A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo