Eleitores que perderam prazo terão que esperar até novembro

Pessoas com pendências eleitorais ou que desejam emitir ou transferir o título e não compareceram aos cartórios ou postos de atendimento da Justiça Eleitoral até ontem (9) terão que esperar até o dia 5 de novembro para regularizar o documento.

Isso ocorre porque a legislação eleitoral determina que “nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição”. Assim, a partir desta quinta-feira (10) o cadastro de eleitores permanece fechado.

No caso de eleitores que não votaram em três turnos —considerando que em uma eleição pode haver até dois turnos—, deixaram de justificar as ausências e comparecer ao cartório eleitoral para quitar as pendências, o título foi cancelado.

Essa é a mesma situação dos eleitores que não cadastraram a biometria nas 716 cidades em que o procedimento era obrigatório para as eleições deste ano, listadas nos sites do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais).

Alagoinhas

Nos últimos dias, em Alagoinhas, entre 1.500 e 2 mil eleitores foram atendidos pela Justiça Eleitoral. No dia 31 de maio,  o TSE publicará lista com quantitativos de eleitores de todos os municípios brasileiros.  

 

Fonte: Folha de São Paulo – Foto: Fórum Eleitoral de Alagoinhas/Alagoinhas Hoje

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo