EXCLUSIVA: Ex-secretário da Fazenda realiza estudo da gestão fiscal da Prefeitura de Alagoinhas


Em estudo solicitado pelo site Alagoinhas Hoje, o auditor fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda, Renato Almeida, ex-secretário da Fazenda da Prefeitura de Alagoinhas (2009-2015), elaborou relatório técnico da gestão fiscal da PMA de 2017 a 2022 (seis anos da administração do prefeito Joaquim Neto).

O site solicitou o estudo com objetivo de esclarecer a opinião pública sobre as complexas variáveis vinculadas aos orçamentos públicos, no geral, verdadeiras caixas pretas, que mais escondem do que revelam aos cidadãos como o dinheiro da sociedade é administrado.

O Alagoinhas Hoje publica com Exclusividade o mais completo e embasado estudo técnico sobre a gestão orçamentária dos seis anos de adminstração do atual prefeito (quadriênio do primeiro mandato e 2021 e 2022, primeiro biênio do segundo mandato).

Com vasta experiência em gestão pública, o auditor fiscal Renato Almeida apresenta no relatório solicitado pelo site Alagoinhas Hoje (que modestamente denomina de breve estudo) informações importantes para qualificar o debate sobre o montante dos investimentos da Prefeitura de Alagoinhas sob a gestão do médico Joaquim Neto e as escolhas políticas e técnicas na alocação dos recursos e também os não investimentos (que deixam lacunas e não atendem as demandas sociais em diversas áreas).

O arquivo abaixo, em PDF, é esclarecedor e certamente será utilizado no debate eleitoral do próximo ano pela qualidade de suas informações.

Para ter acesso ao conteúdo é preciso copiar o link abaixo e colá-lo em uma “janela” de qualquer navegador. É possível, também, acessar o arquivo no celular (para isso basta clicar em GESTÃO FISCAL – Alagoinhas).

GESTÃO FISCAL – Alagoinhas

Como está estruturado em bases técnicas, o relatório não se presta a avaliações e análises apaixonadas, muito pelo contrário, é o farol a guiar quem deseja entender as opções do atual governo e aquilo que a próxima gestão (2025/2028) precisará implementar para superar o “estado de coisas” da administração joaquinista.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo