Estudantes realizam atividades em grupo para o estudo da Sociologia

col1

Es­tu­dantes do 3º ano do Co­légio Es­ta­dual Luís Edu­ardo Ma­ga­lhães, no mu­ni­cípio de Po­juca (73 km de Sal­vador), en­con­traram uma ma­neira de aprender co­le­ti­va­mente a So­ci­o­logia. A partir de se­mi­ná­rios e pes­quisas em grupo, eles se apro­fundam no pen­sa­mento de fi­ló­sofos e so­ció­logos como Max Weber, Karl Marx, Emile Durkheim e Au­gusto Comte e passam a ter uma com­pre­ensão maior sobre ques­tões dis­cu­tidas na dis­ci­plina, como as mu­danças so­ciais, as trans­for­ma­ções fa­mi­li­ares e as lutas de classe.

O con­teúdo es­tu­dado e dis­cu­tido em sala de aula é com­par­ti­lhado pelos es­tu­dantes du­rante os se­mi­ná­rios, tor­nando o apren­di­zado mais di­nâ­mico, con­forme atesta a es­tu­dante Carol Ca­la­sans, 17 anos. “Con­si­dero que é uma opor­tu­ni­dade ímpar par­ti­ci­parmos de ati­vi­dades como se­mi­ná­rios para ex­plo­rarmos, ainda mais, o co­nhe­ci­mento. Isso nos ajuda em todas as dis­ci­plinas e em nossas vidas. Eu apre­sentei a te­oria de Au­gusto Cant, vol­tada para a ins­ti­tuição da moral como Ci­ên­cias”, re­lata.

A aluna Brenda Car­valho, 16 anos, também faz uma ava­li­ação po­si­tiva desta in­te­gração com os co­legas. “O co­nhe­ci­mento é a base de tudo e esta ati­vi­dade me ofe­rece con­teúdos que le­varei para toda a minha vida, prin­ci­pal­mente no que se re­fere ao com­por­ta­mento so­cial”. A co­lega Maria Edu­arda dos Santos, 17 anos, com­pleta: “Esta ex­pe­ri­ência de tra­ba­lhar com di­versas áreas do co­nhe­ci­mento através do apro­fun­da­mento de ideias for­ta­lece não só o nosso pro­cesso edu­ca­ci­onal, como nos faz crescer como ci­dadão. Tudo que apren­demos no se­mi­nário le­va­remos para a sala de aula e para as nossas vidas pes­soal e so­cial”.

A pro­fes­sora Ana Maria do Amor Di­vino des­taca que as ati­vi­dades co­le­tivas pro­movem a troca de co­nhe­ci­mentos. “Eles se em­pe­nharam nas pes­quisas e che­garam na apre­sen­tação com o total do­mínio dos con­teúdos. A troca de co­nhe­ci­mentos com a ex­po­sição e o de­bate é muito rica”.

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo