Estudantes embarcam para participar em São Paulo da CNIJMA

Uma comitiva formada por 18 estudantes baianos embarcou, neta sexta-feira (15), para São Paulo, onde representará o Estado na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Os delegados foram eleitos na III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela Secretaria da Educação do Estado, de 28 a 30 de maio, em Salvador. No evento nacional, que será realizado de 19 a 23 de junho, serão apresentados projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas que levantam e sugerem soluções para problemas socioambientais nas comunidades onde vivem.

“A pauta ambiental é de suma importância e a Secretaria tem estimulado que seja discutida nas escolas de maneira transversal no currículo. Além disso, estamos fomentando,c cada vez mais, que projetos de iniciação científica sejam realizados pelos estudantes, levando em conta aspectos e solução para os problemas socioambientais dos Territórios de Identidade”, destaca o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

O projeto que representará a Bahia é o da estudante Débora Bispo Feitosa, do município de Irecê, intitulado “Uma gota de consciência”, que foi escolhido pelos estudantes/delegados que participaram da III Conferência Estadual. O coordenador de Educação Ambiental e Saúde do Estado, Fábio Barbosa, que acompanha o grupo, ressalta a importância do evento para o aprendizado dos estudantes.
“A participação dos estudantes na conferência nacional é a culminância de um processo que iniciamos no início do ano, com a Jornada Pedagógica, passando pelas conferências escolares, das quais participaram 1.046 unidades de todas as esferas administrativas, número este que deu à Bahia o segundo lugar em âmbito nacional de escolas participantes, o que foi um fato relevante. Agora, os nossos delegados participam da etapa nacional, através da qual terão a oportunidade de socializar, discutir e aprofundar os projetos que foram elaborados nas escolas e, consequentemente, contribuir para a construção de ações e atividades que venham, realmente, preservar as águas do nosso país”, afirmou Fábio.
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Trata-se de uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país, visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA).
Fonte: Ascom SEC GOV/BA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo