Estudantes serão premiados pelo Desafio Criativos da Escola

gruta-estudantes

O Desafio Criativos da Escola, iniciativa que faz parte do movimento global Designe For Chance, presente em 35 países, premia projetos de intervenção social protagonizados por estudantes de todo o país. Este ano, dois projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino serão premiados no dia 06 de dezembro, em Salvador. Eles estão entre os 11 projetos selecionados dentre 1.014 inscritos de todas as regiões do Brasil e que buscam transformar a realidade dos lugares onde vivem.

Um dos dois projetos premiados é o “Descobrindo as riquezas e a importância da Gruta do Padre”, produzido pelas estudantes Ana Clara Renault, 17, Milena Louise Martins, 18, e Liandra de Melo, 17, que cursam o 3° ano no Colégio Edvaldo Flores, localizado no município de Santana (840 km de Salvador). O projeto visa a divulgação e a preservação da Gruta do Padre, que é considerado um patrimônio imaterial da localidade.

A estudante Ana Clara Renault fala da importância de seu projeto para a região. “Resolvemos fazer esse projeto devido a necessidade de cuidar dos nossos recursos naturais, pois precisamos ter um parque de preservação para que a gruta seja protegida. Além disso, por ser muito belo, o local tem um grande potencial turístico, o que também poderá gerar novos empregos na comunidade”, destaca.

Milena Matins está felicíssima. “Me sinto honrada em fazer parte de um projeto como esse e que está tendo um reconhecimento nacional. A Gruta do Padre é a 3ª maior do Brasil. Vai ser muito bom viajar para Salvador e conhecer outros projetos interessantes”, diz animada.

O outro projeto a ser premiado foi desenvolvido por um grupo de estudantes do Colégio Estadual do Rio do Antônio, localizado no município Rio do Antônio (585 km da capital). Ele aborda sobre a “Utilização de plantas medicinais no município”. O projeto valoriza as plantas encontradas na região e que trazem benefícios para a saúde da comunidade local.

Premiação
Os estudantes e professores autores dos projetos selecionados serão premiados com uma viagem para Salvador, na qual irão participar de atividades e trocarão experiências com outros estudantes. Além disso, os educadores representantes de cada equipe serão contemplados com R$ 500 e a escola receberá uma quantia de R$ 2 mil para comemorar com a comunidade escolar ou aprimorar o projeto.

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo