Estudantes participam de oficinas de férias nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura

centros_juvenis (3).jpg

As férias escolares tiveram um sabor especial para estudantes que participaram das oficinas de Fotografia, Cine Clube, Clube de Leitura, Juvenil Dance e Contação de Histórias, dentre outras, promovidas pelos Centros Juvenis de Ciência e Cultura, em Salvador e na cidade de Senhor do Bonfim. O objetivo das atividades é proporcionar o aprendizado dos estudantes de forma lúdica em diversas áreas e linguagens, aproveitando o período de férias nas escolas da rede estadual.

Vitória Fernandes, 16 anos, que irá cursar o 8° ano, no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, aproveitou muito a experiência. “Gostei muito das oficinas de Games e Karaokê porque são atividades que ajudam na nossa desenvoltura e programação serve como uma opção de lazer nas férias”, explica. Já Antônio Felipe de Oliveira, 17 anos, que vai cursar o 1º ano, do curso técnico em Análises Clínicas, no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Tancredo Neves, disse que participar das oficinas de Games e Cine Clube enriqueceu seus conhecimentos. “Achei muito estimulante discutir sobre programação de jogos, pois, tem muito a ver com a área de Ciências da Computação que quero estudar futuramente. Foi muito legal assistir ao filme O Pequeno Príncipe”, comenta.

Segundo a diretora da unidade de Senhor do Bonfim, Janair Torres, as atividades programadas tiveram um bom aproveitamento, com a participação de 200 estudantes das redes municipal e estadual e, também, de moradores do entorno. “A experiência foi satisfatória, pois, o entretenimento para os jovens nas férias escolares, mesclado com atividades de cunho cultural como leitura, brincadeiras e jogos de competição, trouxe muita diversão e aprendizagem. Além disso, eles tiveram oportunidade de experimentar novas formas de conhecimento”, destaca a gestora.

No Centro Juvenil de Salvador, que funciona no pavilhão Dalva Matos do Colégio Estadual da Bahia (Central), no bairro de Nazaré, os estudantes participaram de oficinas como: Filme, Edite e Publique, Game e Game Design, Cine Clube, Conectados, Culturama, Fotografia, Cultura Geek, Fanfiction e Contadores de Histórias. Todos receberam certificados pela participação nas oficinas.

De acordo com a diretora do Centro Juvenil de Salvador, Carla Almeida, a implantação do curso de férias na unidade foi um sucesso. “Reafirmamos a nossa expectativa de que esta ação é completamente viável, por isso, vamos desenvolver ofertas de cursos para as férias de 2017”, antecipa.

Mais sobre os Centros Juvenis – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes.

Fonte: Ascom SEC/BA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje