Estudantes participam de mobilização sobre segurança no trânsito

educação

Com o objetivo de conscientizar sobre a segurança no trânsito, motivado pelo Movimento Maio Amarelo, o Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Turismo do Leste Baiano, localizado no município de Santo Amaro, realizou durante todo o mês de maio atividades, pesquisas e debates sobre o assunto. Para a culminância das ações, nesta terça-feira (31), palestras e oficinas estão sendo realizadas com representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Militar e fiscalização de trânsito do município, em uma ação integrada conforme propõe o programa Educar para Transformar.

“A ideia foi mobilizar os estudantes com debates em salas de aula, pesquisas sobre estatísticas de trânsito e entrevistas com pessoas vítimas de acidente para que pudessem adquirir conhecimento sobre o assunto”, explica a professora de sociologia Aldenice Souza Santos. Ela ainda afirma que os participantes devem se tornar multiplicadores desta conscientização “já que muitos não moram no município e dependem de transporte intermunicipal para chegar ao Centro”.

A estudante do 3º ano do curso técnico de nível médio em Eventos, Adriana Santos, 17 anos, fala da importância da iniciativa. “Quando temos conhecimento do número de acidentes no trânsito e as suas consequências, percebemos que temos que agir de alguma forma. A escola promover essa conscientização em parceria com os estudantes é fundamental.”

Para a estudante do 1º ano do curso técnico de nível médio em Administração, Ana Vitória, 14, moradora da cidade de Saubara, todo conhecimento adquirido vai servir para conscientizar outras pessoas. “Para mim que estou sempre viajando, este alerta é importante para redobrar a atenção sobre possíveis imprudências dos motoristas e quem sabe até orientá-los se possível.”

Movimento Maio Amarelo

A ação, adotada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje