Estudantes participam de festival de pipas em homenagem ao Folclore

pipa2_0

Os estudantes do Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira, localizado no município de Potiraguá (586 km de Salvador), encontraram uma forma divertida para comemorar o Dia do Folclore, que é celebrado no dia 22 de agosto. Através do II Festival de Pipas, realizado pela unidade escolar, a ação pedagógica promoveu a integração dos alunos, na perspectiva de ajudar a preservar esta brincadeira popular que é tradição na região.

Antes de a brincadeira começar, os participantes leram textos e poesias sobre o Folclore e receberam instruções para a confecção e uso seguro das pipas. O local escolhido para empiná-las foi a Fazenda de Tiburtino, localizada próximo a cidade. Nas áreas verdes e livres de fios de alta tensão, aos poucos as pipas coloridas foram levadas pelo vento, embelezando ainda mais o cenário.

De acordo com o professor de Educação Física e organizador do festival, Ricardo Silva, a atividade tem o objetivo de homenagear o Folclore e resgatar as tradições da cultura popular. “Quando a escola consegue unir o conhecimento científico ao senso comum, as habilidades cognitivas dos estudantes são ampliadas”, destaca o educador.

Wanderson Arruda da Silva, 17 anos, do 3º, conta que empina pipa desde os 10 anos de idade e que gosta muito. “O festival é um momento de interagir com os colegas fora da sala de aula e é muito divertido”, afirma o estudante, que confeccionou sua própria pipa.

A estudante Roberta Santos Melo, 16, do 2°, também entrou na brincadeira. “É muito legal ver a nossa pipa lá no alto. Aprendi a empinar no festival do ano passado e acho muito interessante porque é um brinquedo descontraído e que vem de várias gerações”, comenta.

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje