Estudantes participam de festival de pipas em homenagem ao Folclore
Os estudantes do Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira, localizado no município de Potiraguá (586 km de Salvador), encontraram uma forma divertida para comemorar o Dia do Folclore, que é celebrado no dia 22 de agosto. Através do II Festival de Pipas, realizado pela unidade escolar, a ação pedagógica promoveu a integração dos alunos, na perspectiva de ajudar a preservar esta brincadeira popular que é tradição na região.
Antes de a brincadeira começar, os participantes leram textos e poesias sobre o Folclore e receberam instruções para a confecção e uso seguro das pipas. O local escolhido para empiná-las foi a Fazenda de Tiburtino, localizada próximo a cidade. Nas áreas verdes e livres de fios de alta tensão, aos poucos as pipas coloridas foram levadas pelo vento, embelezando ainda mais o cenário.
De acordo com o professor de Educação Física e organizador do festival, Ricardo Silva, a atividade tem o objetivo de homenagear o Folclore e resgatar as tradições da cultura popular. “Quando a escola consegue unir o conhecimento científico ao senso comum, as habilidades cognitivas dos estudantes são ampliadas”, destaca o educador.
Wanderson Arruda da Silva, 17 anos, do 3º, conta que empina pipa desde os 10 anos de idade e que gosta muito. “O festival é um momento de interagir com os colegas fora da sala de aula e é muito divertido”, afirma o estudante, que confeccionou sua própria pipa.
A estudante Roberta Santos Melo, 16, do 2°, também entrou na brincadeira. “É muito legal ver a nossa pipa lá no alto. Aprendi a empinar no festival do ano passado e acho muito interessante porque é um brinquedo descontraído e que vem de várias gerações”, comenta.
Fonte: Ascom SEC