Escolas municipais iniciam atividades do Proerd

A Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), em parceria com a Polícia Militar realizou nesta quinta-feira, 01, aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na Escola Municipal Roberto Santos. Nesta sexta-feira, 02, será a vez do Centro Comunitário Santa Terezinha e Mário Laerte.

De acordo com informações da SEDUC o Proerd atuará em 23 unidades escolares da rede municipal, incluindo a zona rural com atividades nos turnos matutino e vespertino para 1.096 alunos das séries iniciais do ensino fundamental (5º ano). As aulas ministradas por oficiais de polícia em um período de 4 meses.

O Proerd é uma adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E, surgido em 1983. Foi implantado no Brasil em 1992 pela polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o país. Em Alagoinhas o Programa foi implantado em 2007 e consiste em uma ação conjunta entre Polícia Militar, Escola e Família, visando prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, além de colaborar para o reconhecimento das pressões e influências diárias que levam ao consumo de drogas desenvolvendo habilidades para resistir às mesmas.

Para a Secretária de Educação Lúcia Almeida a parceria entre a SEDUC e a Polícia Militar tem como objetivo comum eliminar os riscos sociais a que são expostas as crianças e jovens. “Dessa forma, consideramos eficaz a aliança mantida através do programa”, concluiu.

“O Proerd possibilita que a criança, o jovem e o adulto tenham aulas de como se prevenir e evitar o uso de drogas de qualquer ordem e, com todas as ações pedagógicas do programa estamos efetivamente mais próximos de uma educação cidadã”, ressaltou o instrutor capitão Júlio Cezar Mendes.

Fonte: SECOM Alagoinhas/Foto: SEDUC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo