Estudantes participam de etapas dos jogos estudantis no interior

jerp2

Mais de 150 mil estudantes das escolas estaduais estão participando dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. As competições estão na terceira etapa, que acontece entre times de unidades escolares localizadas em cidades vizinhas pertencentes a um mesmo pólo. As disputas de jogos como handebol, baleado e futsal mobilizam todos os 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE).

No município de Itapetinga (574 km de Salvador), está acontecendo nesta sexta-feira (3), as competições de futebol masculino e de futsal e baleado masculino e feminino. Os times são de escolas das cidades de Itapetinga, Itororó, Itambé e Caatiba, que foram classificadas nas etapas anteriores. Os times classificados nesta etapa irão se preparar para a regional, que acontece durante todo o mês de agosto, com os estudantes da faixa etária de 15 a 17 anos de idade.

Lucas Silva Carvalho, 21 anos, estudante do 2º ano no Colégio Estadual Gelasio Alves dos Santos, na cidade de Caatiba, está na expectativa para jogar. “Gosto muito de futsal porque esta modalidade me satisfaz. Vou dar o melhor de mim para ganhar as partidas e ir para a próxima etapa”, afirma o estudante.

Quem também está confiante é Hamilly Abade Borges, 15 anos, do 1º ano e que faz parte do time feminino de baleado do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Itapetinga. “Pratico este esporte desde a 4ª série e acho muito bom porque trabalha as articulações do corpo através dos movimentos com os braços e pernas, além de ser muito divertido poder jogar com meninas de outros colégios”, diz animada a estudante.

De acordo com o coordenador de Educação Física e Esporte Escolar, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, José Fernandes, o Jerp já é uma tradição na rede pública de ensino. “Os jogos são o reflexo do real trabalho pedagógico que é desenvolvido na escola visando o processo formativo pleno dos nossos estudantes”, destaca.

Jerp
Os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, tem o objetivo de fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da Educação Básica, tendo como princípios a diversidade, a ética, a integração, a socialização, a inclusão, a participação, a cooperação, o regionalismo e a emancipação.

Fonte: SEC Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje