Estudantes apresentam experimentações científicas na capital e no interior

As unidades escolares da capital e do interior do Estado estão promovendo as feiras e mostras de Ciência, que servem como etapa seletiva para a Feira de Ciência, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), promovida pela Secretaria da Educação do Estado. Durante a etapa escolar, os estudantes apresentam projetos de iniciação científica, que foram desenvolvidos em sala de aula, e visam buscar soluções para problemas existentes na sociedade.

No Colégio Estadual David Mendes Pereira, localizado em Salvador, os estudantes apresentam, nesta sexta-feira (6), as experimentações científicas durante todo o dia, na segunda edição do evento, que tem como tema “Ciência para o desenvolvimento sustentável”.

O estudante Ângelo Fernandes da Cunha, 17, do 3° ano, está apresentando o projeto “Cortador de isopor”, desenvolvido em equipe. “O cortador foi criado utilizando um cano e um cabo de aço que é aquecido através de uma bateria. Com ele, podemos cortar de forma mais eficiente e fazer diversos tipos de desenhos no isopor”, explica.

Emilly Leal Silva, 19, 3° ano, está expondo alternativas caseiras de pesticidas e inseticidas naturais. “Apresentamos para as pessoas pesticidas e inseticidas feitos à base de cebola, fumo, cravo e álcool e que podem ser usados sem agredir o meio ambiente”, afirma.

Interior

Nesta sexta-feira (6), o Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, localizada em Uauá, também realiza a 7ª Feira de Ciência, Matemática, Tecnologia e Empreendedorismo. Carlos Daniel de Almeida, 15, do 1° ano, apresenta o  projeto “Ecogerador de led”. “Nosso objetivo é acabar com o lixo eletrônico reutilizando materiais para produzir outros equipamentos. O Ecogerador de led é movido a energia eólica que é armazenada em uma bateria e os leds são ligados através de um interruptor”, informa o estudante.

Já no município de Boninal, os estudantes participaram, na quinta-feira (5), da 1ª Mostra de Ciência e Tecnologia “BoniCiências”. A iniciativa também contou com exposição de projetos, maquetes e experimentos científicos.

 

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo