Estoque de montadoras segue elevado apesar de desaceleração na produção

Os estoques das montadoras ficaram estáveis em outubro apesar do ajuste das empresas para desacelerar o ritmo da produção diante das vendas mais fracas nos últimos meses.

Pátios de fábricas e de concessionárias acumulavam 439 mil unidades em outubro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (6) pela Anfavea (associação das montadoras). Trata-se de volume suficiente para 40 dias de vendas, mesmo nível registrado em setembro.

O indicador de estoques é observado com atenção pelos analistas e pelo governo por ajudar a indicar a tendência para produção e por servir de balizador para políticas de incentivo ao setor. O acúmulo de unidades nos pátios foi o argumento usado para que o governo reduzisse as alíquotas do IPI em maio de 2012.

O presidente da Anfavea Luiz Moan classificou como normal o nível de estoques registrado em outubro e sustentou a previsão de aquecimento do mercado nos últimos dois meses do ano, para um nível capaz de reverter a tendência de queda. A previsão da Anfavea é de um avanço de pelo menos 1% em 2013.

“Nós acreditamos no momento atual, com investimentos fortíssimos em marketing pelas montadoras. Sabemos que sazonalmente os últimos meses do ano são muito fortes”.

O setor espera também contribuições positivas da retomada das operações de leasing e de uma antecipação de compras diante da expectativa de elevação do IPI em 2014.

De janeiro a outubro as vendas acumulam uma redução de 0,7% em relação a igual período de 2012. Moan atribui a desaceleração dos últimos meses a restrição no crédito “o crédito continua sendo uma dificuldade para o setor”.

O bom desempenho das exportações, que acumulam alta de 30,4% no ano, tem contribuído para compensar a desaceleração no mercado interno e sustentar a atividade nas fábricas. O volume produzido até outubro (3,17 milhões de unidades) é 12,4% superior a igual período de 2012.

Para os próximos dois meses Moan prevê uma estabilidade na produção.

Fonte: Folha de São Paulo

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje