Escolas preparam alunos para a Olimpíada Brasileira de Matemática

Encerrou ontem, 02, as inscrições para a 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que abrange estudantes do 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do Brasil. A inscrição é realizada a partir do preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada exclusivamente na página da OBMEP. Em 2017, houve a participação de mais de 18 milhões de estudantes e, para que os estudantes obtenham destaque na competição, a preparação dos alunos ao longo do ano é fundamental.

Cerca de 600 alunos participarão da OBMEP no Colégio Municipal Professora Daulia Angélica de Souza Santos, situado em Barra do Gil, na cidade de Vera Cruz. Coordenador da Olimpíada no colégio, Denisson Santos Mata Júnior aponta que, embora não seja feita uma capacitação específica, os alunos são preparados ao longo do ano. “O que possibilitamos é que os alunos entrem em contato com avaliações que tenham um modelo mais globalizado. Como as provas da OBMEP estão associadas a algum contexto, nós também aplicamos na nossa escola essas provas contextualizadas”, destaca.

Professor de matemática na instituição, Denisson chama atenção para o engajamento dos alunos e a disposição para o aprendizado da disciplina. “Uma parcela significativa da escola têm expectativas de participar da primeira etapa. Nós observamos que há uma disputa sadia entre eles e que alguns vêm pedir orientação ou pedem que preparemos um material específico”, comenta. A primeira etapa é realizada internamente, entre os alunos da própria escola. Os melhores colocados são classificados para a etapa seguinte.

Em 2017, foram inscritas 53.230 instituições da rede pública e 4.472 instituições particulares – estas participaram da competição pela primeira vez. Entre os 18 milhões de inscritos, classificaram-se para a segunda fase 941 mil estudantes, sendo 903 mil de escolas públicas e 38 mil de particulares. Os melhores colocados das escolas públicas foram premiados com 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.506 de bronze (devido a empates) e 38,6 mil menções honrosas. Entre estudantes da rede particular, a premiação incluiu 76 medalhas de ouro, 227 de prata, 682 de bronze e 5,7 mil menções honrosas.

Realizado pela primeira vez em 2005, a Olimpíada de Matemática incluía apenas escolas públicas das redes municipal, estadual e federal de ensino. Além de estimular o desenvolvimento de habilidades matemáticas nos alunos, a competição tem diversos objetivos: melhorar a qualidade da Educação Básica e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas.

Do ponto de vista educacional e pedagógico, a Olimpíada contribui para mensurar o desempenho dos alunos em relação às demais instituições de ensino. “[A OBMEP] É extremamente importante. Eu acredito que, quando temos iniciativas, construímos em nossos alunos o sentimento de que é possível alçar voos maiores. O município onde a escola está localizada não tem um histórico de tradição na questão da educação, mas quando eles estão de frente com a possibilidade de ir mais longe, são produzidas expectativas positivas”, afirma o coordenador.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas recebe recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Educação Básica

Prover um ensino de qualidade ao longo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio é importante para a o desenvolvimento dos jovens. Por isso, existem programas de incentivo à educação básica a exemplo do Educa Mais Brasil, o maior programa de inclusão educacional do país, parceiro do Jornal A TARDE. O Educa Mais dispõe de bolsas de estudo de até 70% nas mensalidades de instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, além do Ensino Superior (graduação e de pós-graduação).

 

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo