Ensaio da posse de Bolsonaro tem desfile em carro aberto

Em uma Esplanada dos Ministérios interditada para carros não credenciados, o carro usado pela Presidência da República desde 1953 passou no primeiro teste. Por volta das 13h50 deste domingo (23), o veículo venceu sem problemas a subida do Eixo Monumental ao lado do Senado. Assim começou a etapa mais crucial do ensaio da posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), de acordo com a Agência Brasil.

Logo em seguida, três militares vestidos com coletes bege descem do veículo, atravessam o gramado e entram no Congresso Nacional. Somente com o motorista, o carro seguiu para a Catedral de Brasília com a confirmação de que o motor estava em ordem.

Das 6h às 19h, a Esplanada dos Ministérios foi fechada para o primeiro dia de treinamentos para a cerimônia do próximo dia 1º.

Depois de uma manhã de simulações de equipes de cerimoniais e de ensaios musicais das bandas militares, o ensaio começou propriamente às 14h30, quando o Rolls Royce, com a capota aberta, deixou a Catedral rumo ao Congresso Nacional.

No dia da posse, as regras serão mais severas. Os ambulantes, que hoje podiam circular na Esplanada, serão proibidos em 1º de janeiro. Bicicletas, skates, carrinhos de bebê e guarda-chuvas também serão vetados em quatro pontos de checagem espalhados a partir da altura da Catedral. No próximo domingo (30), a Esplanada será novamente fechada para o segundo ensaio.

 

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo