Empresários são presos em nova fase da Lava Jato em São Paulo

Os empresários German Efromovich e José Efromovich foram presos nesta quarta-feira, 19, em São Paulo, durante a 72ª Fase da Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal também nos estados e Alagoas e Rio de Janeiro. Na operação, batizada “Navegar é Preciso”, são cumpridos ainda seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 13ª Vara Federal em Curitiba.

Os irmãos Efromovich são donos do Estaleiro Ilha S.A (Eisa) e sócios da Avianca Holdings, sendo que a empresa de companhia aérea não é citada. As investigações da atual fase apontam o envolvimento dos dois empresários em esquemas de corrupção na Transpetro envolvendo contratos de construção de navios firmados pela estatal com o estaleiro Eisa.

O Ministério Público Federal aponta que um dos funcionários que recebeu o dinheiro ilícito é Sérgio Machado que, na época, era presidente da estatal e atualmente colaborador.

Os esquemas eram feitos pela Transpetro através do Promef, programa do Governo Federal que prevê reestruturação da indústria naval do Brasil. A suspeita da força-tarefa é que um estaleiro contratado por R$ 857 milhões para fornecer navios pagou propina para um funcionário da empresa.

 

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo