Eletrobras vai ter de devolver mais de R$ 2 bi à conta do setor elétrico
A Eletrobras vai ter de devolver pouco mais de R$ 2 bilhões à conta da RGR (Reserva Global de Reversão) -que é administrada por ela, mas que acumula o pagamento de encargos do setor.
De acordo com decisão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), publicada nesta terça-feira (14) no Diário Oficial da União, a empresa terá prazo de 30 dias para fazer o devolução.
Os recursos depositados na RGR deveriam servir para financiar a expansão e melhoria dos serviços no setor elétrico, por meio de financiamentos com as empresas de geração, transmissão e distribuição de energia.
Segundo a Superintendência de Fiscalização Econômica e Financeira da agência, porém, a Eletrobras deixou de repassar à conta parte do dinheiro que as empresas devolveram após financiamentos, além de juros e outros encargos.
A apropriação teria ocorrido de 1998 a 2011, portanto, o montante ainda deve ser atualizado.
A Eletrobras ainda pode entrar com recurso contra a decisão na agência.
Oficialmente, a empresa disse apenas que está “avaliando as providências a serem adotadas” e quando decidir qual medida que será adotada, ela irá comunicar ao mercado.
Fonte: Folha de São Paulo