Eleitores de Sátiro Dias transferem títulos para Alagoinhas

JUSTIÇA ELEITORAL ALAGOINHAS 1

Uma fonte do Alagoinhas Hoje, sob condição de anonimato, revelou que eleitores de Sátiro Dias estariam transferindo seus títulos para Alagoinhas.

O número de novos eleitores alagoinhenses oriundos de Sátiro Dias já ultrapassaria duas centenas. A partir do mês de março as transferências teriam sido intensificadas. 

Os satirodienses contariam com estrutura – transporte e alimentação – para a efetivação das transferências do domicílio eleitoral. Não há, a priori, nenhuma ilegalidade, mas o quantitativo de trocas, se confirmado, poderia ser caracterizado como ponto fora da curva, indicativo de meros interesses eleitoreiros.

Amanhã (4), termina o prazo para aqueles que desejam regularizar suas pendências com a Justiça Eleitoral e assim ter condições legais de votar no dia 2 de outubro.

A mudança do domicílio exige que os cidadãos comprovem os seguintes pré-requisitos: residência mínima de três meses no novo endereço e transcurso de, no mínimo, um ano do alistamento ou da última transferência.

Existe ainda um aspecto que pode ser levado em conta: o vínculo afetivo com o município para o qual o título de eleitor foi transferido.

Se os pré-requisitos não forem cumpridos, de acordo com um especialista em legislação eleitoral, é possível ingressar com denúncia no Ministério Público Eleitoral, dirigido na Bahia pelo procurador Rui Melo, porque estaria caracterizada fraude no processo de transferências dos títulos. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo