Eleições: nova versão do e-Título é lançada pela Justiça Eleitoral

Uma nova versão do aplicativo e-Título, com mais serviços disponíveis para o eleitor, será colocado no ar pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre as atualizações estão a possibilidade de fazer cadastro como mesário, voluntário, consultar débitos com a Justiça Eleitoral e emitir guias para pagamentos.

De acordo com o TSE, posteriormente também será possível fazer justificativa de ausência nas eleições através do aplicativo. Além disso, a atualização se adéqua à Lei Geral de Proteção de Dados, que regulamenta a proteção de dados pessoais no Brasil. O aplicativo é disponível para download através dos sistemas Android e IOS.

Elaborado pela Justiça Eleitoral, o sistema permite que seja substituído o título eleitoral físico pelo digital, até a última atualização do TSE, já foram feitos 20 milhões de download do aplicativo. Conforme o assessor-chefe de Gestão de Identificação do TSE, Iuri Camargo Kisovec, diz que a ideia é transformar a plataforma em um sistema de serviços.

Além disso, de acordo com os dados do TSE, a utilização do aplicativo deve gerar economia para os eleitores e para a Justiça Eleitoral. Em 2017, ano que foi lançado o aplicativo, houve uma economia de mais de R$ 1 milhão, com isso, gerou uma redução na impressões de documentos.

 

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje