Dois dos 20 melhores colégios do País ficam no Piauí, aponta Enem

Dentre os 20 colégios com as melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, duas estão no Piauí. Os destaques são o Instituto Dom Barreto, na 16.ª colocação, e o Colégio Lerote, na 20.ª, ambas instituições particulares em Teresina. Se for levada em consideração a avaliação por escola, analisando as provas objetivas e o índice de permanência – que mostra se os alunos são novos ou antigos na escola -, o Dom Barreto sobe para a 6.ª posição e o Lerote para a 10.ª.

Os dados abrangem 15.640 escolas de todo o País. Nelas, 1.295.954 estudantes fizeram o Enem. A divulgação dos dados de 2014 marca o terceiro ano consecutivo em que o governo federal não mostra a média geral do Enem por escola, e apresenta a média em cada uma das quatro provas objetivas e da prova de redação.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a informação orienta a sociedade para saber quais são as melhores e realmente ajudam os alunos a melhorarem, oferecendo educação de qualidade, como disse o presidente do Inep, Chico Soares. Os especialistas em educação apontam que o Enem é um elemento, mas não pode ser critério único para definir a qualidade de uma escola.

Se considerada apenas a média das redações, o Colégio Lerote ficou em 5º lugar no país, seguido no estado pelas escolas CEV Unidade Jockey e Colégio Pro Campus, ambos da capital Teresina. O Educandário Santa Maria Goretti ficou em 36º no país . E o Instituto Dom Barreto ficou em 81º na média nacional das redações.

Os colégios Dom Barreto, o Diocesano, Colégio das Irmãs, Santa Maria Goreti e Lerote já figuraram na lista dos melhores e nas últimas divulgações estas escolas caíram no ranking. O Dom Barreto tem se mantido na liderança, mas já chegou a ser o primeiro dentre os melhores colégios do país. Hoje é o 16º lugar geral no país.

Fonte: O Estado de São Paulo

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje