Estudantes ensinam a fazer tomate seco para as festas natalinas

Às vésperas do Natal, os estudantes do Curso Técnico em Alimentos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Jubilino Cunegundes, em Morro do Chapéu (390 km de Salvador), ensinam a fazer tomates secos, que podem incrementar deliciosas receitas para as festas de final de ano. A partir da técnica de desidratação de alimentos e defumados, os alunos estão produzindo compotas de tomate seco, em três sabores: apimentado, ao molho de ervas e azeitona e orégano. O produto deverá ser comercializado na região, brevemente, com o nome de Tomate Seco da Chapada, estimulando o empreendedorismo entre os futuros técnicos de nível médio.
Os estudantes experimentam os conteúdos que aprenderam nas aulas teóricas de três disciplinas – Tecnologia de produtos de origem agropecuária; Análise sensorial e Controle de qualidade –, sob a orientação da professora Rosiane Uchoa. “Estamos desenvolvendo uma linha de produção de tomates secos que será comercializada através da parceria de uma cooperativa local. A ideia é que os nossos alunos incorporem o senso do empreendedorismo, a partir de uma produção fácil e viável comercialmente, por meio da antiga técnica da defumação para a conservação do alimento”, explica a educadora.
A estudante Elizete Alves, 33, do Curso Técnico em Alimento, conta que a sua experiência no CEEP Jubilino Cunegundes lhe abriu “as portas do conhecimento”. “Voltar a estudar depois de 19 anos de ter concluído o segundo grau e retornar já em outra fase da vida, como mãe de família e trabalhando fora, foi uma vitória para mim. É uma conquista importante estar concluindo um curso que me despertou para a pesquisar, que nos fez descobrir possibilidades de empreendedorismo, como a do tomate seco”, relata.
São os próprios estudantes que revelam o modo de fazer o tomate seco, apenas com o auxílio de um micro-ondas e alguns ingredientes. “Sabe aquele tomate super maduro que está na geladeira, a ponto de ser descartado? Então, são os melhores para a receita”, ensina a estudante Elizete. Veja abaixo a receita. “Uma quantidade de 200 g de tomate seca poderá ser comercializada a R$ 3, sendo que nos mercados encontramos por um preço médio de R$ 11. “Além do barateamento, conseguimos um produto com alto controle de qualidade, que é a nossa maior preocupação, e de uso diversificado, como torradas, saladas, assados e pizzas”, destaca a professora Rosiane.
Visita técnica
A professora Rosiane Uchoa conta que, como parte do desenvolvimento do produto, os estudantes fizeram uma visita técnica à fábrica defumadora Sabor Latino, que está sendo construída em Morro do Chapéu. “A ida à empresa os deixou encantados não só com o empreendimento em si, mas também com a nova porta de estágio que se abrirá quando a empresa estiver em funcionamento”, afirma, ressaltando que o CEEP capta os pontos de estágios e direciona os estudantes. A educadora ressalta, ainda, que o campo profissional na área “é muito bom” e, a partir do estágio, que faz parte da grade curricular e pode ser feito a partir do segundo ano do curso, os estudantes têm a possibilidade de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. “É uma experiência imprescindível”, atesta Rosiane.
Veja a receita 
Ingredientes:
400 gramas de tomates bem maduros
1 colher (sopa) e ½ de açúcar
1 colher (sopa) de sal
Modo de Preparo
Lave e corte os tomates no comprimento, tire as sementes e deixe-os no escorredor de macarrão. Coloque-os nas assadeiras com a casca virada para a assadeira. Salpique sobre as metades o açúcar e o sal bem misturados. Deixar os tomates descansando por 30 minutos e, depois, levá-los ao forno micro-ondas em temperatura máxima por cinco minutos. Após esse tempo, retira-os para escorrer a água que ficou na vasilha e repete a operação por mais três vezes, totalizando 20 minutos (fracionados em cinco minutos por quatro vezes) no micro-onda. Após esse processo, colocar os tomates já quase desidratados novamente por mais 20 a 30 minutos ininterruptos no micro-ondas.
A segunda etapa da receita é temperar os tomates com azeite extra virgem, orégano, ervas finas, pimenta e sal a gosto, e colocá-los nas compotas. Conserva-se o produto na geladeira, com uma durabilidade de dez dias na geladeira e mais oito, após abrir o recipiente.
Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo